sexta-feira, 23 de junho de 2017

3 FILMES COM FINAL SURPREENDENTE PARTE 1


Depois de O sexto sentido e Os outros, filmes com finais surpreendentes se tornaram muito comuns nos cinemas, o que não é de se estranhar, uma vez que esses finais surpresas nos fazem sair do cinema com a pulga atrás da orelha. Não é algo novo, a série Além da Imaginação fazia isso em todos os episódios. Já no filme Os Suspeitos você é desafiado a assistir ao filme novamente para constatar o que viu na primeira vez. Você vê o filme direcionado a pensar uma coisa, e no fim percebe que foi manipulado. As pessoas saem da sala de cinema comentando, rindo, com um sentimento de empolgação, parecendo que acabaram de ver uma mágica. Há muitos estudos sobre o fato do ser humano gostar de ser enganado.   Segue abaixo três indicações muito boas:

Memórias Secretas (Remember) - 2015

Esse filme é uma grande surpresa, recebeu diversas críticas positivas e realmente é um achado. O idoso Zev (Christopher Plummer) sofre de demência e após a morte da esposa ele foge sozinho do asilo em que se encontrava para seguir um plano engendrado com seu amigo, Max (Martin Landau) que lhe daria suporte à distância. Ele prometera encontrar o nazista que matara sua família no campo de concentração em Auschwitz durante a Segunda Guerra Mundial. Sua única pista é o nome que o nazista escolheu para conseguir fugir após a Guerra, mas existem quatro pessoas com esse nome nos EUA. Armado, ele precisa visitar um a um e constatar se é a mesma pessoa. Mas sua demência o faz esquecer a todo momento seu objetivo e até mesmo onde está, não lembrando nem da morte de sua mulher.

A maneira como a história é contada te prende do começo ao fim. Plummer está fabuloso como Zev, e você se comove com suas tentativas de se lembrar do que se passa à sua volta, tendo apenas uma carta com lembretes do plano que deve seguir. O suspense é instigante, em muitas vezes você quer ajuda-lo, a trama é revelada com o tempo e você vai reconhecendo rostos conhecidos, como Dean Norris e Bruno Gans. E o fim não te deixa dúvidas de ter assistido a um bom filme.

Truque de Mestre (Now you see me) - 2013

Grupo de mágicos se reúnem para efetuar espetáculos que fabulosos, onde efetuam transferências bancárias para o público, praticam roubos em pleno palco à bancos do outro lado do mundo, fazendo chover notas na plateia, que surpresos contemplam algo que o FBI não tem a mínima ideia de como ocorreu. Como poder explicar um roubo real feito por mágicos. Apelidados de os quatro cavaleiros (os atores Jesse EisenbergDave FrancoWoody​ Harrelson e Isla Fisher), o quarteto desafia as autoridades, informando os seus próximos números de mágica, sendo responsabilidade do agente do FBI Dylan Rhodes (Mark Ruffalo) trazê-los​ à justiça. Eles não se incomodam nem quando o próprio agente faz parte da plateia que os assisti.

O filme em si é um truque de mágica. Esse mundo de truques e ilusões são bem mostrados na história onde vemos os dois lados do espetáculo, como os mágicos que orquestram o truque, e o público que cai nele.  Em ambos há uma graça, onde o mágico vê a reação de espanto do público, se deliciando com sentimentos de dúvidas, incertezas, confusão, etc., e o público com essa gama de sentimentos. A engenhosidade de cada "mágica" também gera surpresas, e o filme te ganha a cada truque feito. As tentativas e confusão do agente Rhodes são engraçadas, e até recebe a ajuda de uma agente da Interpol (Mélanie Laurent) e de ex-mágico que ganha a vida revelando truques (Morgan Freeman).  O elenco ainda conta com a presença de Michael Caine, que interpreta Arthur Tressler, o patrocinador dos Quatro Cavaleiros. A mágica do final é a melhor.

Corpo Fechado (Umbreakable) - 2000

Corpo fechado foi a esperada produção do diretor M. Night Shyamalan após seu grande sucesso anterior, O sexto sentido, e todos esperavam ver algo surpreendente, que deixassem de boca aberta, ainda mais quando Bruce Willis é escalado novamente pelo diretor. No entanto ele nos apresentou uma ideia no mínimo original, calcada em história em quadrinhos, numa história de busca por propósitos de vida. Willis é David Dunn, um segurança que sente premonições ao tocar nas pessoas, evitando assim alguns crimes, mas ele sempre tratou esse fato com normalidade, como se fosse uma intuição. Mas sua vida muda quando ele se torna o único sobrevivente de um desastre de trem, e sem nenhum arranhão.

Esse acontecimento chama a atenção de Elijah (Samuel L. Jackson), que nasceu com uma doença rara que enfraquece os ossos. Fascinado por histórias em quadrinhos, acreditava que por ele ter esses problemas de saúde, deveria existir no mundo alguém que fosse o oposto, e passa a procurá-lo, terminando sua busca com David, que nunca se feriu e também descobre ter uma força sobre-humana. Convencido que o segurança pode ser um super-herói, Elijah tenta a todo o custo inspirá-lo. O filme não é cheio de ação como nas produções de heróis que se está acostumado. Aqui o relacionamento de David com a família e os dramas psicológicos dos personagens são priorizados. Para quem gosta de quadrinhos é uma boa pedida.