quarta-feira, 29 de março de 2017

QUE OUTRO VILÃO PODERIA ESTRELAR UM FILME DO SUPERMAN?

Resultado de imagem para superman

Superman é com certeza o maior herói dos quadrinhos da história, tanto na ficção quanto na realidade, pois sua importância para as HQs é de tamanho inestimável. Mas também é um dos personagens que mais enfrenta dificuldades para se adaptar à roteiros e adaptações, onde suas melhores histórias são as que abordam o seu aspecto social e psicológico, em que a visão que ele tem do mundo e a maneira como ele é visto pelos demais causam mais impacto do que suas desavenças com os demais vilões. Tanto que seu maior inimigo não tem super poderes.  Lex Luthor foi o personagem que mais enfrentou o alterego de Clark Kent nos cinemas, seja na pele do inesquecível Gene Hackman, ou de Kevin Spacey, até do estranho Jesse Eisenberg. Já os kriptonianos General Zodd e companhia já atormentaram o Super em duas versões. Devido ao grande poder que o personagem tem fica difícil colocar um vilão para enfrentá-lo. Há sempre a necessidade de inventar um personagem com grande poder ou capacidades inigualáveis para poder amarrar uma boa história. E Lex Luthor pode ter ajuda nos próximos filmes, até ter alguns rivais.

Bizarro
Imagem relacionada

Mais um vilão que Lex Luthor deu uma mão para que fosse criado, é um clone mal formado do Superman, com ideais e senso de justiça totalmente inversos do Homem de Aço, que por ter a mente de uma criança é totalmente sugestionável. Dependendo do roteirista pode ser até inteligente. De pele pálida e com o S do peito invertido, dificilmente seria o vilão principal de um filme. A maneira como ele foi mostrado na minissérie Justiça desenhada pelo ótimo Alex Ross está formidável, nos fazendo esquecer do Bizarro de Smallville e de uma versão utilizada no filme Superman III. É um personagem de grande força e psicologicamente instável que daria trabalho para o herói, principalmente quando está aliado a outro inimigo com cérebro privilegiado. Ele poderia muito bem ter sido o oponente final utilizado no filme do Superman X Batman, e Apocalipse não precisaria ter sido utilizado de forma rápida e tão mal trabalhado. Bizarro é um forte candidato para ser levado à telona. Nos quadrinhos há várias versões, chamadas de I, II, III, todos eles com suas particularidades, sendo a primeira versão criada em 1958, mas no fim o que fica na memória é o saudoso Bizarro de sempre.

Metallo
Resultado de imagem para METALLO SUPERMAN

Criado em 1959, John Corben é um criminoso utilizado numa experiência após sofrer um acidente, e uma kriptonita é embutida como um motor no lugar de seu coração. Seu cérebro foi transferido para um corpo robótico que enfrentou o Super em diversas histórias. Há uma outra versão do vilão, que usava armadura verde e laranja. Dependendo do desenhista ele pode ser caracterizado como um enorme robô ou como um homem que abre o peito mostrando a kriptonita que possui no lugar de seu órgão vital. No desenho do Superman, parte do seu rosto foi retirada pelo herói, e Metallo tem algumas de suas partes robóticas visíveis. Em diversas HQs ele parece o T-800 do Exterminador do Futuro com olhos e peito verdes. Um vilão que bem trabalhado poderia ser bem utilizado. Dos vilões citados esse é o que mais próximo está de aparecer num próximo filme, pois o cientista que o criou, o Professor Vale, participou do filme Batman X Superman: A origem da justiça. Resta saber se foi só uma referência ou se o personagem tem algum futuro no universo cinematográfico da DC.

Parasita
Resultado de imagem para PARASITA SUPERMAN

Os inimigos do Superman não precisam ser muito inteligentes, bastam ser fortes ou ter uma fonte de poder interessante. Afinal, Lex Luthor já é inteligente o bastante para criar novos inimigos e controla-los. Foi assim que ocorreu com Maxwell Jensen, que após sofrer um acidente com material radioativo, que ele tentou roubar, descobre que pode absorver os poderes, força vital e até lembranças de quem toca, como uma sanguessuga. Mas sua nova aparência grotesca e repulsiva, retratado como um monstro roxo com alguns detalhes branco e com uma enorme boca e dentes afiados, alteram sua personalidade, ainda mais quando seu toque letal o impede de tocar as pessoas que ama. Seu único interesse é adquirir ainda mais poder, e não há outro personagem tão poderoso quanto o Superman, não é mesmo? Mas Parasita também culpa Luthor pelo seus acidente e em várias ocasiões já tentou se vingar do careca. Mas nem sempre essa ligação com Luthor existiu nos quadrinhos, foi algo adicionado com o tempo na história desses personagens nas várias versões criadas com o tempo. Nos desenhos do Superman e da Liga da Justiça esse vilão teve uma boa participação. Espero que um dia possa vê-lo ser adaptado em algum filme.

Curto-Circuito
Resultado de imagem para LIVEWIRE SUPERMAN

Bruce Timm é um grande desenhista de Pin-Ups e utilizou essa arte para adaptar muitos personagens da DC para os desenhos que produziu, seja Batman, Liga da Justiça ou Superman. Pode procurar na internet ase belas mulheres dos gibis desenhadas por esse artista, que tem no currículo criações como a Harlequina. Criada para o desenho do Batman, a vilã foi incorporada aos quadrinhos e posteriormente ao cinema. A personagem Livewire, ou Curto-Circuito também pode tomar o mesmo caminho. A apresentadora de programas televisivo Leslie Willis "também" sofre um acidente (atingida por um raio) e começa a ter poderes relativos a eletricidade, e precisou ser detida pelo Superman para que estragos na cidade de Metrópolis sejam evitados. Uma personagem muito parecida com a versão de Electro mostrada no filme O Espetacular Homem Aranha 2: A ameaça de Electro. Mantida em uma prisão especial longe de qualquer aparelho elétrico, Leslie é também uma grande ameaça quando está solta. Mas acho que dificilmente apareceria num filme do herói.

Brainiac
Resultado de imagem para BRAINIAC

A aparição​ de Brainiac nos cinemas é questão de tempo, e acredito que um vilão desse porte só seria utilizado num filme solo do kriptoniano se os produtores da Warner estiverem malucos. A Liga da Justiça precisa de inimigos superpoderosos e Brainiac é um deles. Uma das mentes mais privilegiadas do universo, esse ser passa a colecionar conhecimentos para abastecer sua mente e evoluir, destruindo planetas no processo, onde ele miniaturiza parte da população e as mantem em sua gigantesca nave. Ao chegar à Terra, no começo é visto como um amigo, mas após tentar dominar o planeta, é detido pelo Superman. Tempos depois, Brainiac revela que dentre muitas das civilizações que mantém em sua coleção em miniatura está a cidade kriptoniana Kandor, que o Super conseguiu salvar e manter escondida da Fortaleza da Solidão. Como todos os inimigos do Homem de Aço, Brainiac já teve várias versões, onde sua estrutura biológica já foi alterada para mecânica, capaz de se fundir a qualquer objeto biotecnológico. Sua aparência careca com diodos na cabeça e sua versão de metal são muito conhecidas, sendo a junção dessas duas versões a escolhida para ser utilizada nos desenhos da Liga da Justiça e Superman. Resta esperar para ver Brainiac em algum filme da Liga.

Resultado de imagem para SUPERMAN ENEMIES