quarta-feira, 15 de março de 2017

5 INIMIGOS DO BATMAN QUE MERECEM UMA NOVA CHANCE NOS CINEMAS

Resultado de imagem para VILÕES batman

Juntamente com o Homem Aranha, o Batman é o herói que possui os melhores inimigos dos quadrinhos. Nos cinemas, sempre foram escolhidos atores consagrados e conhecidos para interpretarem esses inimigos. Mas transpor os personagens dos quadrinhos para as telonas não é tarefa fácil, e muitos escorregões ocorreram no passado. Uma versão para uma mídia diferente é necessária para que consigam ter algum sucesso e sejam bem recebidos pelo público. Para os personagens que não tiveram uma boa experiência cinematográfica, restam a esperança de possuírem uma versão nos novos filmes da DC, como o que ocorreu com Bane e Duas Caras nos filmes de Christopher Nolan. Outros merecem versões diferentes da que fizeram sucesso na década de 90, como o Coringa e a Mulher Gato. Segue abaixo alguns desses personagens tão cativantes.

Pinguim
Resultado de imagem para pinguim batman HQ

O Pinguim é um dos inimigos clássicos do morcego, criado em 1941. Como o Coringa de Jack Nicholson, esse personagem teve uma boa caracterização no filme Batman: o retorno, interpretado por Dani DeVito (1992). Bem ao estilo do diretor Tim Burton, tinha uma forma grotesca, comia peixe cru e suas mãos pareciam asas, mas mesmo sendo bem diferente dos quadrinhos, agradou ao público. Sua versão mafiosa e cruel poderiam ser um bom contraponto ao herói em um próximo filme, onde o vilão é mais um nome sussurrado com receio pelos criminosos do submundo de Gothan. Mostrar como ele se tornou uma das maiores mentes criminosas da DC poderia render uma boa história. Seu verdadeiro nome é Oswald Cobblepot, nascido numa família rica, mas falida, ele cresceu sendo ridicularizado pela aparência e sempre em companhia um guarda-chuva, que sua mãe o obrigava a carregar para evitar se molhasse. Apelidado de Pinguim, ele adotou esse nome e se transformou num dos principais gangsteres da cidade, com experiência em extorsão, suborno, chantagens, tráfico, sequestro e qualquer outro ato ilícito que exista. Muitos bandidos pé de chinelo recorrem ao Pinguim para conseguir trabalho, e acabam nas mãos desse inteligente criminoso. Sua vaidade sempre foi seu ponto fraco, mas sempre foi um vilão que deu trabalhou ao homem morcego. Vê-lo nas telonas novamente, afundando a cidade no crime, seria um deleite. Logicamente há a necessidade de se incluir outro antagonista no mesmo filme, mas sua capacidade de fazer acordos e conluios é muito bem-vinda.

Charada
Resultado de imagem para CHARADA batman HQ

Não que o Jin Carrey tenha interpretado mal o enigmático inimigo do morcego, até acho que ele levou o filme Batman Eternamente nas costas. Mas ver o Charada como uma verdadeira ameaça ficou para as produções futuras, e poder assistir ao Charada enfrentando o Batman nos cinemas da mesma forma que se enfrentam nos games é um sonho. Edward Nigma, mais no futuro Edward Nashton Nigma, sempre foi fissurado por jogos, quebra cabeças e lógico, charadas. Fascinado pelo mistério e a sensação de causar curiosidade, Nigma aproveitou sua mente privilegiada para praticar roubos intrincados, com um planejamento detalhado e cheio de armadilhas, mas com um grande ponto fraco: ele é incapaz de não deixar pistas. Chega até a cometer esses crimes apenas para brincar de gato e rato com a polícia e principalmente com seu maior oponente, o Batman. Nos games, Charada é o mais difícil adversário, pois seus quebra cabeças e missões estão espalhadas por toda a cidade durante todo o jogo, e o paradeiro do vilão só é descoberto após se cumprir todas as missões. Acredito que esse vilão teria um bom desempenho nos filmes dirigidos por Christopher Nolan, afinal é seu tipo de história, mas ver o Charada em uma nova produção dando trabalhos para o herói encapuzado, e com um roteiro cheio de mistérios e surpresas, seria demais.

Sr. Frio
Resultado de imagem para MR FREEZE

O Sr. Frio foi um dos personagens do jogo Arkhan City que me surpreendeu. Logo me veio à mente o personagem vivido por Arnold Schwazenegger no sofrível filme de 1997 e em como ele poderia ser bem abordado. Mas foi a maneira como ele foi mostrado no desenho do Batman da década de 90 que fez dele um saudoso inimigo do morcegão. Após uma doença desconhecida e incurável acometer sua esposa, Nora, o cientista Victor Fries, especializado em criogenia, mantém sua esposa num estado criogênico até que a cura seja encontrada. Mas ele acabou se acidentando e caindo numa mesa com produtos químicos que alteraram sua estrutura biológica, e ele só poderia viver em ambientes abaixo de zero, sendo necessário desenvolver uma roupa especial que conserva a temperatura que o mantem vivo. Insano, ele também construiu uma arma congelante que utiliza para cometer crimes, onde no começo serviam para custear as pesquisas em busca da cura para sua amada. Um personagem que merece uma segunda chance, talvez um primeiro tratamento descente nos cinemas. Um terrorista que transformaria a cidade em gelo, e nada daquela arma que parece neon cristalizado. A maneira como ele foi mostrado no jogo e a versão do Abutre para o novo filme do Homem Aranha me dão esperanças de ver um ótimo Sr. Frio nos cinemas.

Hera venenosa
Resultado de imagem para poison ivy

Da mesma forma que o Sr. Frio, foi outro personagem que chamou a atenção nos games, e foi um fracasso no infame filme de 1997. Interpretada por Uma Thurman, o personagem seguiu os passos da produção e direção de maneira cômica, e sabemos que esse personagem além de ter um potencial sedutor, também pode gerar um terror muito grande. Em uma determinada história nos quadrinhos de linha do Batman, ela beija um homem que morre momentos depois sufocados por cogumelos que nascem em sua garganta. Algo bem grotesco e cruel, que é apenas uma das muitas habilidades que ela possui, adquiridas após ser envenenada por outro vilão, o Homem Florônico. Pamela Isley era uma botânica que após ter sido envenenada, assume a alcunha de Hera Venenosa, capaz de exalar feromônios que podem controlar outros seres humanos, em especial os homens, e também tem o poder de controlar as plantas e acelerar o crescimento da vegetação. É imune a vírus, bactérias, venenos, etc. Totalmente desequilibrada, seu maior ponto fraco é ter uma obsessão amorosa pelo Batman. Uma oponente que poderia ser bem utilizada nos filmes, em especial por ser atraente e causar histeria na população. Mesmo sendo bonita por fora, sua capacidade de causar dor e sofrimento são indescritíveis.

Espantalho
Resultado de imagem para scarecrow batman

Não que o Espantalho tenha sido mal interpretado em Batman Begins, até que foi uma boa escolha colocar o ator Cillian Murphy como um Jonathan Crane como um farmacologista que trabalha com os criminosos insanos do Asilo Arkhan e age as escondidas para Ra’s Al Ghul, mas mais uma vez me pego imaginando a versão do Espantalho mostrada nos filmes, em especial o Arkhan Knight onde ele é o principal vilão. Aquela luva com seringa e o medo que ele causava são motivos para revê-lo em uma nova produção, quem sabe agora com todo o modelito e sendo chamado de professor, como nos quadrinhos. Crane é um professor de psicologia, foi pego utilizando seus alunos como cobaia para experimentos. Criou o gás do medo, que inalado causa alucinações e um pavor imensurável em suas vítimas.  Cillian Murphy interpretou o personagem nos três filmes de Nolan, e vê-lo em um novo filme pode ser difícil. Mas o medo é um tema recorrente nos filmes do Batman e não estranharia ver o magrelão do milharal novamente em um a produção do herói encapuzado.

Além desses há vilões que ainda não deram as caras em filmes do Batman, como o Cara de Barro, Lady Shiva, Máscara Negra, Vagalume, Hugo Strange, Ventríloquo, Morcego Humano, Chapeleiro Louco, entre outros. A própria Harlequina e Crocodilo que participaram do filme Esquadrão Suicida com certeza farão parte das futuras produções da DC, como o estranho Coringa de Jared Leto, e quem sabe até uma versão da Mulher Gato. O Exterminador Slade Wilson foi confirmado como um dos oponentes do Batman no novo filme de Bem Affleck. Inimigo para o Batman é o que não falta, mas talvez o maior oponente que o Morcego pode ter é um roteirista sem criatividade.

Imagem relacionada