quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

QUEM MATOU O SR. BURNS?

Resultado de imagem para who shot mr burns images

Os Simpsons é a série animada mais longa e de maior sucesso da história. Estão no livro dos recordes, estampados em milhares de camisetas, com jogos de celulares e vídeo games, e Bart e Homer são queridos por muitos. Para quem assiste à anos ao programa, dá para perceber que em cada temporada há algumas particularidades, como episódios macabros do dia das bruxas, episódios específicos direcionados a um personagem coadjuvante, diversas esculhambações com a cultura de outros países (inclusive o Brasil com favela, selvas e macacos por todos os cantos, num país que tudo é futebol e possui dinheiro colorido e boiola), e alguns especiais. Talvez, um dos melhores episódios especiais seja O assassinato do Sr. Burns.

Resultado de imagem para who shot mr burns images

Foi um episódio de duas partes, difícil de ocorrer no desenho, onde a continuação da história só pode ser conferida na próxima temporada, ou seja, você assistia o último episódio da temporada seis, e focado com o mistério da trama na cabeça, onde só pra sacanear, seria desvendado apenas meses depois, no primeiro episódio dá sétima temporada. Uma brincadeira dos produtores. O título em português é um tanto exagerado, uma vez que Burns não morreu, e o título Quem atirou no Sr. Burn?s, conforme o original, seria mais apropriado. Mas isso não atrapalha em nada a diversão. Burns sempre foi conhecido por ser um dos piores seres humanos da Terra, com centenas de doenças catalogadas e já foi capaz de diversos atos vis pela cidade. Sua usina nuclear, onde Homer trabalha, é causadora de diversos problemas ambientais. Mas mesmo assim, seus últimos atos parecem ultrapassar o limite do absurdo.

Após ser descoberto petróleo no terreno da escola e o diretor Skinner, diversos funcionários e alunos fazerem planos para o dinheiro que a escola irá receber, Burns fica sabendo da descoberta e desvia o poço para benefício próprio deixando todos com raiva do milionário inescrupuloso. Entretanto esse é só sua primeira atitude maldosa. Na verdade, o primeiro capítulo serve para criar diversos suspeitos para um crime que estaria por vir. Além dos alunos, do diretor Skinner e dos funcionários, em especial o zelador escocês Willie, que perdeu o emprego, quase todos os cidadãos de Springfield tem motivos para matar avarento dono da usina nuclear, como os integrantes da família Simpson.

Resultado de imagem para who shot mr burns images

Dentre os alunos da escola está Lisa Simpson, que teve seu querido professor de música Tito Puente demitido. Bart teve sua sonhada casa da árvore destruída no processo de liberação do petróleo afanado, que também destruiu o asilo da cidade, fazendo vovô Simpson voltar para casa e feriu gravemente o cachorro da família. Já Homer se cansa do chefe nunca saber seu nome, ignorando sua mísera existência, e chega a pichar seu nome nas paredes da mansão do chefe. Moe é obrigado a fechar o bar e jura vingança ao poluidor causador de sua desgraça, sendo acompanhado pelos bebuns que perderam o fornecedor. Outros acontecimentos geram novos inimigos ao Sr. Burns, inclusive seu fiel puxa-saco Smithers, demitido após não concordar com o plano de Burns tapar o sol, atrapalhando ainda mais a vida dos cidadãos. Burns chega até a comprar uma arma para se sentir mais seguro e sem a necessidade de Smithers para nada. Acaba se vangloriando de sua última ação, ao tirar a luz do sol, e só conseguimos ouvir sua voz brigando com alguém seguido do som de um disparo. Burns reaparece ferido, cambaleando, até cair sobre o relógio de sol da praça, apontando para as letras w e s.

Imagem relacionada

Aí restam as dúvidas. Quem atirou no Sr. Burns? Será que algum dos personagens seria escolhido para ser chamado de assassino? Para uma série animada é difícil tomar essa decisão, uma vez que isso afetaria o relacionamento de alguns personagens. Se fosse Moe, o bar onde Homer enche a cara e Bart liga dando trotes seria fechado, acabando com diversas piadas futuras. Já tivemos mudanças drásticas em Simpsons, como a ida do vovô Simpson ao asilo, mas ele acabou voltando, e também a morte da esposa do vizinho Flanders, mas nada quanto à uma tentativa de assassinato. Matt Groening já tinha seus planos traçados e não iria destruir todo o folclore dos Simpsons com esse episódio especial, que tem as tiradas cômicas sociais de sempre.

Lógico que a família Simpson se torna o centro da trama quando o Homer se torna o principal suspeito quando a arma do crime é encontrada em seu carro com suas digitais, seu DNA é o desfalecido Burns acorda conseguindo apenas dizer Homer Simpson. E porquê Burns apontou para w e s? Algumas cenas de filmes famosos são parodiadas, como O Fugitivo, onde Homer consegue fugir do camburão quando o policial vira o carro tentando pegar uma rosquinha no drive thru ou o mesmo policial encarregado de investigar o crime sonhando com Lisa dando dicas do caminho a seguir para identificar o criminoso, numa alegoria aos filmes de detetive onde o sonho sombrio e indecifrável mais atrapalha que ajuda na elucidação mistério. Muitas pessoas sentem falta dessa época dos Simpsons, onde os episódios eram mais engraçados e episódios como esse eram feitos. Bons tempos.

Imagem relacionada