segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

ORLANDO DRUMMOND

Imagem relacionada

Um bom ator pode ser reconhecido na emoção que expressa pela voz, e emprestar sua voz para personagens icônicos e se tornar uma lenda entre os dubladores não é para qualquer um. Talvez o maior dublador que o país já teve é o paulista Orlando Drummond. Na ativa no mundo artístico desde 1942, apenas recentemente ele diminuiu sua atuação no mundo das vozes. Em 2015 ele sofreu um acidente onde fraturou o fêmur, e atualmente com 95 anos, Orlando é lembrado como não apenas um dos grandes dubladores brasileiros, mas também como um dos grandes humoristas. Seu personagem Seu Peru, presença constante em todas as versões da Escolinha do Professor Raimundo com Chico Anysio, foi um grande sucesso. Mas seu talento para criar vozes, que em alguns casos ficam melhores que o original, é que o fazem se tornar inesquecível.

Mesmo para quem não gosta de filmes dublados, onde sua participação é incontável, sua voz é conhecida pelas centenas de trabalhos e participações nos desenhos animados e séries. Orlando está no livro dos recordes por ser o dublador de Scooby Doo por mais de 35 anos. O cachorro medroso não seria tão querido se não fosse a dublagem do ator, que é relembrada pelo Brasil a fora em imitações anônimas. Quem nunca viu alguém imitando Scooby gemendo e chamando o amigo Salsicha ou exclamando o bordão "Scooby Dooby Doo?" Ou até mesmo a resposta de outro alguém imitando o Salsicha dizendo "Ô Scooby meu filho, cadê você?" Um dublador se sobressai quando ele consegue fazer a voz de outro personagem se tornar tão boa que você não notaria ser do mesmo dublador. Quando criança nunca liguei a voz de Scooby com a do Popeye, outro personagem que Orlando dublou por décadas à fio. Imaginar esses dois personagens falando com voz diferente das feitas pelo artista é inconcebível, mesmo ele parando de dublar, os próximos dubladores terão a tarefa de no mínimo imita-lo. Não tirando o mérito dos dubladores que virão a dar voz a esses personagens, mas a voz de Drummond já se tornou parte desses desenhos e já está na memória popular.

Imagem relacionada

Mas Drummond fez dezenas de outras vozes marcantes. Para não alongar muito, não vou citar filmes, onde ele sempre fazia a voz do velhinho gordinho e bonachão, como Walter Matthaw, ou ele dava um tom mais rouco e interpretava o vilão em idade avançada, como no caso Darth Sidious de Star Wars em O retorno de Jedi. Mas o mundo nerd não tem o que reclamar de suas participações, que englobam desde filmes e séries de ficção científica até fantasia. Foi ele que deu a voz nacional de Gandalf no desenho O Senhor dos anéis de 1978, e também do maligno Vingador que tanto atormentou os jovens que queriam voltar para casa em Caverna do Dragão. Até em Thundercats podemos ouvir sua voz, como Rataro. Em He-Man ele dublou o Pacato, o leopardo medroso que se transformava no Gato Guerreiro. Uma coisa boa da carreira do dublador é que seu trabalho é acompanhado por gerações, tanto que meu sobrinho conhece personagens novos com suas vozes que eu não tinha noção da existência, desde participações em Pepa Pig até o engraçado personagem Puro Osso. Entre muitos outros. 

Os Smurfs tiveram a presença dele em dose dupla: no desenho como o vilão Gargamel e nos filmes, desta vez como o papai Smurf. Nos seriados podemos citar a voz do gordo Oliver Hardy de O Gordo e o Magro, ou do Sargento Garcia de O Zorro. Mas ele também marca bastante a lembrança das pessoas como Alf, o eteimoso. Vindo de Melmac, o peludo extraterrestre é mantido em segredo pelos Tenner, que o tratam como um membro da família, nesse sitcom de grande sucesso que assistimos em várias reprises na década de 80 e 90, e ele acompanhou o ET em seu desenho animado, onde Alf ainda estava em Melmac, e toda a sociedade dos Melmaquianos é retratada.

Resultado de imagem para oliver hardy

Imagino que para um dublador a maior diversão seja dublar desenhos, onde ele está um pouco mais livre para extravasar seu talento. Podemos ver e ouvir isso em Orlando, desde as antigas vozes de Frangolino, Dinamite - O Bionicão, O Assombroso (um dos tios fantasmas do Gasparzinho), e vários personagens dos desenhos da Disney: Corujão de Ursinho Puff, João Pequeno de Robin Hood, o Comandante Nebula do desenho animado de Buzz Lightyear, e um longo etecetera. Nos desenhos de heróis já deu voz a Dentes de Sabre na animação dos X-Men, ao Sinestro no lendário Super Amigos, e se considerar o cão Hong Kong Fu um herói, lá está ele de novo. Um grande homem, um artista de primeira e sua voz será lembrada por muito tempo. Valeu.
Resultado de imagem para scooby dooResultado de imagem para popeye