segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

ENTRE PLANOS

Resultado de imagem para entreplanos YOUTUBE

No YouTube existem muitos canais que falam de cinema, na grande maioria se resumem em críticas cinematográficas, onde há indicação de filmes e opiniões diversas. Mas, garimpando na internet e assistindo a vídeos sugeridos, me deparei com o ótimo canal Entre Planos. Posso garantir que esse canal fala mais do cinema do que qualquer outro, afinal ele não julga filmes, e sim te ensina a observar a nona arte com olhar crítico, para que você tire suas próprias conclusões. Como aqui no blog, ele pode indicar algum filme, mas dificilmente dirá que esse ou aquele filme é melhor que o outro.

Primeiramente o que mais me chamou a atenção é a maneira como ele é apresentando, sem maneirismos ou brincadeiras tolas, que mais fazem você perder tempo do que lhe ajudar em alguma opinião. Max Valarezo age como diretor, roteirista, editor e apresentador do canal, não utiliza palavrões, nem degrada trabalhos, é carismático, você percebe que ele segue um roteiro apenas pela maneira de expor suas ideias, e não perde tempo tirando sarro de artistas ou situações. Outra coisa que podemos perceber é a calma com que os vídeos são feitos, sem firulas ou alguém sem graça tentando te fazer rir, Max dá um show com sua simplicidade, ao mesmo tempo os vídeos são bem editados e estruturados. Ele tem ajuda e Ana Caralona Silva é responsável pela direção de arte, conforme informação no final de cada vídeo. No playlist você pode escolher o assunto desde videos ensaios, que são os principais, até os ótimos história do cinema e indicações.

Resultado de imagem para entreplanos YOUTUBE

Ou seja, os assuntos não são tão simples, como analisar se determinada série é ruim ou não, se vale a pena você perder seu tempo assistindo à um filme, se essa produção é feita para você pensar ou para assistir com cérebro desligado. O canal tem uma proposta diferente. No primeiro momento pode parecer técnico, mas após você assistir aos vídeos, ou até mesmo antes de terminar de assistir, você passa a ter uma outra visão dessas técnicas do cinema, e com certeza isso te ajudará a apreciar melhor o próximo filme que você assistir. Os videos são prazerosos de assistir, na sua maioria são curtos, não chegando a ter vinte minutos de duração, e te fazem querer assistir aos filmes comentados para que possa ter a sensação relatada no vídeo, como foi meu caso com o ótimo filme o Babadook, que desconhecia e notei no canal.

Resultado de imagem para entreplanos YOUTUBE

Assistindo aos diversos vídeos do canal você poderá analisar se o roteiro desse ou daquele filme são bons, o que o diretor quer transmitir com a cena, dará valor aos detalhes que você nem tinha ideia que estavam desfilando na sua frente. Um filme infantil como Mary Poppins pode esconder análises que você não notou, e com isso você conseguirá absorver mensagens em filmes que antes você não notaria. A música que nos ajuda a sentirmos as nuances do filme, o cenário que é utilizado de maneira a nos ambientar na trama, as cores utilizadas pelos personagens nos dando o tom de seus sentimentos, etc.

Outro ponto positivo em acompanhar o canal é que você passa a conhecer melhor diretores, roteiristas, músicos, entre outros, que fazem o cinema ser o que é. Entre Planos tem parceria com o canal Acabou de Acabar, com a proposta interessante mas diferente do canal de  Max e companhia, que possui outra proposta, com uma análise mais profunda sobre temas não abordados pela maioria. No fim fica aquela lição, que se colocada em prática você começa a entender que nem tudo que tem ótima bilheteria é bom, e nem tudo que tenha muito acesso é digno de ser visto.

Seguem links para que você possa acompanhar o canal:

Resultado de imagem para CINEMA