sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

5 VILÕES DO HOMEM ARANHA QUE MERECEM VERSÕES NO CINEMA

Resultado de imagem para vilões do homem aranha
O Homem-Aranha é o único herói de histórias em quadrinhos que tem uma galeria de vilões comparáveis à do Batman. Já li em uma matéria no passado que o sucesso dos heróis dependem do quanto seus inimigos são carismáticos. Isso é bem verdade, se não fosse o Mercenário ou a introdução do Rei do Crime nas histórias do Demolidor, seu sucesso poderia ter sido mínimo na década de 80 para cá. Não que heróis sem bons vilões não tenham chance de ser queridos, Luke Cage tem sua série para comprovar, mas Homem-Aranha é Batman estão num patamar bem elevado, e com inimigos de peso para serem apresentados na telona.

O aracnídeo já enfrentou os piores, como seu maior inimigo, o Duende Verde, sendo o pai Norman Osborn, ou o filho Harry, esse último em duas versões.  Os bons Dr. Octopus, Electro e Lagarto deram trabalho ao amigão da vizinhança, enquanto Venom e Homem-Areia foram mal utilizados num filme difícil de engolir. Até o Rino fez uma participação no filme A ameaça de Electro, com a promessa não cumprida de um próximo filme, que em 2017 será uma nova revitalização com a participação do Homem de Ferro, dessa vez com o vilão Shoker e um Abutre que promete ser um grande empecilho e um ótimo vilão. Já para uma provável continuação de Homem-Aranha: De volta ao lar seria o Duende Macabro, uma vez que o nome do seu alterego é citado como personagem do filme que estreará esse anoAlém de todos esses criminosos, ainda tem nome de peso na galeria de antagonistas do jovem Peter Parker, abaixo alguns que merecem sua chance em futuras produções.

Mystério
Resultado de imagem para GALERIA DE VILÕES do homem aranha

O Homem-Aranha já teve maus momentos perante à lei, uma vez que ser um vigilante nem sempre foi bem isto pelas autoridades. Aliando-se ao fato do herói não ser muito querido pelo dono do Clarin Diario, J. J. Jameson, o especialista em efeitos especiais para o cinema Quanetin Beck direciona seus conhecimentos técnicos para o mundo do crime, desacreditando o herói. Primeiramente assume a identidade do herói e começa a cometer crimes, para depois criar a identidade de Mysterio, prometendo prender o Homem-Aranha. Lógico que não dá certo, ele é desmascarado e o Aranha volta a ser o herói, mas Mysterio volta diversas vezes a confrontar o alterego de Peter Parker, utilizando truques e ilusões. Logicamente o personagem não aguentaria segurar todo o peso de um filme nas costas como vilão, nem tão pouco sua indumentária seria interessante para aparecer no filme, mas como o feito com Electro ou o Abutre, acredito que uma versão cinematográfica seria interessante, com figurino e arte bem feitos, poderia fazer parte do Sexteto Sinistro ou ajudar algum outro personagem a atacar o protagonista. Nos quadrinhos ele foi o causador da morte de Karin Page, secretária de Matt Murdock.

Escorpião

Esse criminoso está fortemente ligado ao dono do Clarim Diário J. J. Jameson e se for para manter a história original do super vilão teriam que inclui o bigodudo nos novos filmes, o que seria uma tarefa difícil para o ator que fosse interpreta-lo, uma vez que J. K. Simmons roubava as cenas dá primeira trilogia como o rabugento editor. Dar uma nova visão ao personagem exigiria bastante talento do novo ator, além do mais teria que mostrar esse lado ruim do personagem, onde ele converse um detetive particular de segunda a se submeter à um teste com um soro experimental, adquirindo força superior ao do Homem-Aranha. Jameson não suporta herói, e em troca de dinheiro ele consegue que Mac Gargan sirva de cobaia e assume a alcunha do Escorpião, com uniforme especial munido de uma cauda com um poderoso ferrão. Mas o experimento o deixa louco, e após perceber o mau que Jameson lhe havia causado parte para a vingança, fazendo o Homem-Aranha salvar seu "caluniador de carteirinha" dessa nova ameaça. Na verdade a inteligência do Escorpião não é lá muito considerável, relegando o super vilão à uma segunda categoria de inimigos, mas isso sempre depende do roteiro, uma vez que Electro é o principal vilão do filme de 2014, mesmo sendo dá mesma categoria do Escorpião nos quadrinhos.

Kraven
Resultado de imagem para KRAVEN marvel

Diferente dá maioria dos inimigos do escalador de paredes, que buscam dinheiro e poder, Kraven quer provar para si mesmo que consegue derrotar o Homem-Aranha. Seu nome é Sergei Kravinoff, também russo e com uma ligação com o Camaleão, Kraven não precisa de dinheiro, pois é um rico herdeiro, nem tão pouco almeja poder. Considerado o maior caçador do planeta, ele vê no aracnídeo um oponente a ser batido. Praticando uma verdadeira caçada em Nova York, Kraven fica obcecado em caçar o herói, e a cada derrota​ ele volta mais ensandecido. Ele sim é um vilão à altura para sustentar um filme, tanto que nos quadrinhos não foi Octopus ou o Duende que mais chegou perto de derrotar o herói, foi Kraven, que na elogiada HQ A última caçada de Kraven ele derrota o Aranha, o enterrando vivo. Mas após cumprir seu objetivo é tendo enfim privado seu potencial, ele não tem mais para o que lutar e acaba se suicidando. Sem poderes ou armamento tecnológico, seria muito bom ver o Aranha enfrentar um vilão no mano a mano. Não duvido que ele seja uma escolha como antagonista dos próximos filmes.

Camaleão
Resultado de imagem para CAMALEÃO HOMEM ARANHA marvel

O Camaleão foi o primeiro vilão que o Homem-Aranha enfrentou nos quadrinhos. Seu nome é Dimitri Smerdyakov, um russo mestre em disfarces, que age como mercenário e já criou diversos problemas para o herói, em especial nas situações que causa confusões copiando a aparência de outros personagens. Com o decorrer dos anos ele criou um soro que deu um upgrade em suas habilidades, podendo assumir formas sem precisar de disfarces, pois sua pele se tornou maleável. Como ele presta serviços a outros vilões em troca de dinheiro, dificilmente seria o antagonista principal em um filme do Aranha, nem tão pouco acredito que sua habilidade de mudar de forma seria utilizada no filme, sendo sua capacidade de se disfarçar um tanto mais “elegante”. Mas com certeza um personagem que podia ser bem utilizado em conjunto com um vilão mais perigoso.

Gata Negra
Imagem relacionada

Com certeza a Gata Negra já esteve cotada para aparecer nos filmes do Aranha, tanto na primeira trilogia, quanto no filme de 2014, onde seria interpretada por Felicity Jones, de Rogue One. A identidade secreta da vilã é Felícia Hardy, que no filme é uma secretária dá Oscorp, sendo que se os rumos dos filmes do aracnídeo não tivessem mudado devido a pareceria Sony e Marvel, teríamos a Gata Negra em um terceiro filme. Isso não impede que a personagem não seja usada em um filme no futuro, ainda mais porque ela é um caso mal resolvido do herói. Difícil não lembrar dá Mulher Gato quando se fala nela, mas realmente não há muita diferença, a não ser que ela usa de artifícios para provocar uma noção de que ela causa azar de quem passa pelo seu caminho. Já lutou contra e ao lado do herói. Dificilmente não fará parte das próximas produções no cinema.

Além desses há outros vilões, como o já citado Duende Macabro, ou os gangsteres Cabeça de Martelo e Cabeleira de Prata, os super vilões Magma, Chacal, Carnificina. Quem sabe dar uma chance à mais ao Rino, ou novas versões dos vilões dá primeira trilogia. Mas antes vamos curtir Homem-Aranha: De volta ao lar, com estreia prevista para 07 de julho onde, juntamente com o Homem de Ferro, enfrentarão o Abutre, e terão as ameaças de Shoker e o Consertador. Tomara que ele tenha vida longa nas telonas.