sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

RICK E MORTY

Imagem relacionada

Depois de Simpsons e Beavis & Butt-Head, os desenhos animados para adultos vem sendo bem apreciados pelo público. Com piadas rápidas e inteligentes, passam seu recado sobre críticas sociais, brincam com diferenças culturais, e se utilizam de piadas rápidas que tiram risos fáceis, ainda mais quando percebemos em nós mesmos os defeitos ou maneirismos que está sendo motivo de piadas no programa, e por ser desenho e saber que não está sendo uma crítica direcionada só para uma pessoa, você apenas ri, e pensa "é mesmo". Na maioria são piadas que as crianças não entendem, e não necessariamente há palavrões ou conotações sexuais, nem violência ou ofensas. Mas Rick e Morty não faz parte desse grupo, e tudo isso e mais um pouco pode ser encontrado nesse maluco desenho do canal Adult Swim, disponível no Netflix.

Rick e Morty é um grande sucesso, que surpreendeu os americanos no fim do ano de 2013 e já está indo para sua 3 temporada. O criador da série é Justin Roiland, que faz as vozes de Rick e de Morty no original. Ele já havia dublado o personagem Lemongrab no desenho A Hora da Aventura, e junto com Dan Harmon (um dos roteiristas da série Community) aproveitaram um curta animado produzido por Roiland e inspirado no filme De volta para o futuro, para criar a animação. Quando se assiste o desenho pela primeira vez é impossível não ligar a aparência de Rick com o inesquecível Doc Brown. Mas o mais interessante é que os criadores fizeram algo diferente dos Simpsons, e mais amalucado que Futurama, e mesmo tratando de temas científicos, com mais ação e surrealismo, consegue situar a história num ambiente familiar, onde os personagens tem problemas comuns, mostrados de uma maneira extravagante.

Resultado de imagem para rick e morty

Rick é um gênio inventor já na terceira idade, deslocado da sociedade e vivendo seu estranho mundo apenas com a participação de seu neto, Morty, à contragosto. Além de gênio, ele também é um beberrão desbocado, sempre falando babando, a não ser quando vomita, e arrotando durante as frases. Sua mente está à frente dos demais à sua volta, em outro mundo, e enquanto sua família está discutindo algum tema dito normal, ele está pensando em como resolver algum problema recém criado por ele mesmo, desde uma confusão com raças alienígenas à construção de parques de diversões em corpos humanos. Para ajudá-lo em suas missões ele convoca seu neto Morty, que se vê nas maiores enrascadas por conta do avô. O pior é que o velho vai explicando o que quer que o garoto faça ao mesmo tempo que vai induzindo Morty na missão, dando maiores detalhes enquanto fogem do perigo, que pode ser monstros de outras dimensões até uma gonorreia gigante. Tudo isso regado à muito humor e personagens interessantes.

Resultado de imagem para rick e morty

Você vê tantas bizarrices que pode parecer difícil de entender ou absorver tanta informação, mas felizmente o enredo é dinâmico e até simples, uma vez que tudo é explicado e finalizado num único capítulo. E ainda sobra tempo para acompanharmos a vida estranha dos seus familiares, como a mãe Beth, a irmã de Morty, Summer, e claro, o pai atormentado Jerry, que tenta diminuir a proximidade de Rick e Morty, devido às loucuras do avô. Ninguém duvida da genialidade do velho, mas sua maneira de agir e a estranheza dos trabalhos que faz, acabam fazendo Jerry desaprovar o mau exemplo de Rick, mas nem de longe eles tem noção de tudo que a dupla passa juntos.

Resultado de imagem para rick e morty

E o nonsense e humor negro não está apenas nas aventuras dos dois protagonistas. As ações de Rick fogem totalmente do senso comum, sendo que sua indiferença pelas consequências trágicas de seus atos e missões se torna sua marca registrada. Consequências essas que podem atingir o mundo, a galáxia e outras dimensões. Pequenos atos que desencadeiam a destruição de planetas até congelar um estudante e espatifar o gelo. Tirar Morty da aula se torna uma rotina, além do mais estudar para Rick é um atraso de vida, tanto que ele cria um aparelho para invadir os sonhos e inserir uma ideia no professor de Morty, igual ao filme A Origem, para que ele só dê notas boas ao garoto, dando tempo livre para segui-lo em suas missões. Lógico que as coisas se complicam e ele tem que entrar no sonho, dentro do sonho, e etc. E os motivos que ele dá para a família do sumiço de Morty durante as missões é tão engraçado quanto às surpreendentes resoluções que ele cria para os problemas, que atingem a família e em muitas vezes o mundo. Piadas sexuais, escatológicas, ofensivas, tudo se mistura com ação e referências ao mundo nerd, com filmes, personalidades, games, entre outros. Não perca tempo assistindo a temporada 200 do desenho antigo, assista Rick e Morty. Ou se tiver tempo assiste os dois.