segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

JUMANJI

Resultado de imagem para jumanji POSTER

Lembro de ter gostado bastante, mas também estranhado muito esse filme, assisti em vídeo, aluguei a fita numa locadora, e a capa era especial em imagem holográfica com o ator Robin Williams abrindo e fechando a boca de susto, enquanto uma manada de rinocerontes se mexia ao fundo. Com certeza faz parte dos filmes que assisti várias vezes na minha infância e pré-adolescência. Trazia um ator muito querido pelas crianças, numa época que ele estava fazendo alguns filmes para a família. E Jumanji caiu como uma luva para ele. Baseado em um livro infantil, tinha a temática em torno de um misterioso novo de tabuleiro, e como todo nerd adora esse tipo de jogo, uniu-se o útil ao agradável.

Em 1969, o garoto de 12 anos Alan Parrish enfrenta problemas com valentões na escola e também com seu pai, o dono de uma fábrica de sapatos, que Alan acha que não dá a mínima para ele. Na verdade Alan é um garoto solitário, que está saindo da infância e precisa se encontrar socialmente, tanto que de seus poucos amigos, um funcionário na fábrica de seu pai, é demitido após assumir a culpa pela quebra de uma máquina essencial para o funcionamento do trabalho, mesmo tendo sido culpa do menino. Após esse evento, o garoto houve um barulho de tambores vindo de uma construção enquanto voltava para casa. Soterrada ele encontra uma caixa, que aberta forma um jogo de tabuleiro chamado Jumanji, que ele leva para casa. Depois de uma discussão, seu pai informa da vontade de enviá-lo à um colégio interno, que faz o garoto querer fugir de casa, aproveitando a ida dos pais à um evento, não sem antes de receber a visita de sua vizinha Sarah, ao qual Alan mostra o tabuleiro. Mas sem querer jogar, ela joga os dados de volta na caixa, se despedindo. Lógico que algo acontece.

Resultado de imagem para jumanji robin williams

As peças se movimentam sozinhas andando o número de casas informadas no dado. Na parte central do tabuleiro uma mensagem tomada surge, sumindo rapidamente. Sem entender a mensagem, Alan joga o dado, e o mesmo acontece, só que com outra mensagem aparecendo: "Na selva você deve esperar, até um cinco ou um oito alguém tirar", e instantaneamente Alan é sugado pelo jogo, enquanto Sarah foge sendo perseguida por morcegos. Vinte e seis anos se passaram e muita coisa mudou nesse tempo. A mansão em que Alan morava está à venda, a fábrica de sapatos não existe mais, pois foi a falência após o dono gastar todo o dinheiro tentando achar o filho desaparecido, e morrendo sem conseguir uma pista do que se sucedera com ele. O tabuleiro ficou guardado no sótão, esquecido, até ser achado pelos novos moradores.

Os dois irmãos órfãos, Judy (Kirsten Dunst bem nova) e Peter vão morar com a tia na nova casa e estranham o barulho de tambores vindo do sótão e lá eles encontram o jogo. Jumanji tem várias regras, como números iguais jogar novamente e após o jogo ser concluído tudo será restabelecido. Cada jogada uma mensagem enigmática, que logo é decifrada devido ao perigo que surge, sempre vindo das selvas. O próprio tabuleiro tem como tema animais e caçador, e lembrando que o tambor, que eu jamais iria querer saber do que se trata se escutasse, lembra os tambores de tribos indígenas, e mesmo não tendo uma explicação para a existência do jogo, ou seu significado nem de onde veio, esses tambores nos remetem à lendas antigas, da selva africana. Leões, macacos, crocodilos, rinocerontes, e após tirar um oito, Alan retorna, vinte e seis anos mais velho e com farta experiência em viver na selva. Dentre tanto caos gerado na cidade pela invasão abrupta de animais, eles tem que continuar o jogo para que tudo volte ao normal, mas não é a vez deles jogarem, precisam achar a garota Sarah, que passou as duas últimas décadas em psicanalistas tentando esquecer o que ocorreu no passado, até que Alan bata em sua porta.

Resultado de imagem para jumanji

O filme tem muita ação, efeitos especiais, e aquela aura de filme de sessão da tarde. O filme aborda o tema da passagem da infância para a vida adulta e de como o que menos gostamos de nossos pais se tornam parte de nossa personalidade. E durante o filme a maneira que os personagens interagem com o medo é o fator determinante para jogar Jumanji e para se relacionarem, compreendendo um ao outro, entendendo suas limitações e as razões que explicam suas maneiras de agir.

O objetivo do quarteto de jogadores e chegar ao fim de jogo, onde havia a pressa de que tudo voltaria ao normal, como um presente aos dois mais velhos, que terão uma segunda chance para trilhar seus caminhos, enquanto os dois mais jovens se encontram no mesmo lugar em que Alan e Sarah estavam quando começaram o jogo, com medo incerteza do futuro, e buscam com o jogo algum aprendizado que os faça passar pelas aprovações de terem perdido os pais. O filme posterior de 2005 Zathura aproveitou o sucesso de Jumanji, só que com tema espacial e tecnológico. Um novo filme de Jumanji está sendo feito, com The Rock e Jack Black, sendo uma continuação do original e não uma releitura. Mas não estou tão entusiasmado, preferindo assistir mais uma vez o bom e velho Robin Williams no Jumanji de 1995.

Resultado de imagem para jumanji