segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

FÁBULAS

Resultado de imagem para fábulas lendas no exílio

Fábulas é a mais interessante reunião de personagens de contos de fadas que já existiu. Não que filmes como Shrek não sejam legais (nem todos), e mesmo não gostando do seriado Once Upon a Time eu tenho que concordar que faz sucesso com seu público alvo, já com varias temporadas lançadas. Mas para quem leu as HQs Fábulas, da DC, lançadas desde 2002 pelo premiado selo Vertigo, é fácil ver como a série Once Upon a Time é superficial e muitos momentos muito chata. Mas lógico que minha opinião não está livre de erros e conclusões precipitadas. Gosto é gosto. Mas tenho certeza que todos que lerem Fábulas, do escritor Bill Willingham irão gostar. Vencedor de muitos prêmios direcionados a quadrinhos, ilustrado por vários artistas, em especial Mark Buckinghan, um quadrinho adulto cheio de mistério e aventura, que já conta com dezenas de edições, separada em arcos de histórias interligados, e com vários especiais. Mas não se acanhe, a leitura é dinâmica, os personagens são cativantes, e você irá passar de uma edição à outra sem se incomodar com a quantidade de edições para ler.

O primeiro arco de história serve para nos apresentar os personagens principais. Mesmo os conhecendo desde criança, agora eles nos são mostrados fora de seu contexto histórico e enfrentando diversos problemas comuns e totalmente diferentes do que estavam habituados no mundo da fantasia, onde todos viviam em perfeita harmonia com seus contos e histórias. Mas esse mundo é invadido pelo estranho inimigo chamado apenas de Adversário, que com seu poder e sua horda de soldados conseguem dominar todos os reinos da fantasia. Mesmo depois de muita luta, as fábulas conseguem fugir para o mundo real, por intermédio do pirata Barba Negra, que tinha contatos com nosso mundo. Mesmo Barba Negra não sendo de confiança e sempre sendo beneficiado por salvar os habitantes do mundo das fábulas, muitos conseguiram fazer a “travessia".

Resultado de imagem para fábulas lendas no exílio

Agora vivem na Cidade das Fábulas, num bairro de Nova York, vivendo como pessoas comuns, longe do "mundanos” e controlados por personagens chaves que conseguiriam manter a ordem. Eles mantêm seus poderes e inimizades, mas para o bem comum e para poderem sobreviver, seguem como podem a rotina da cidade. Mas com o tempo velhos hábitos vem à tona, atrapalhando o convívio na cidade e novos hábitos adquiridos podem ser ainda mais perigosos. A vice-prefeita Branca de Neve, ou apenas Branca, lidera a cidade com pulso firme, pois o prefeito Cole, um antigo rei do mundo das fábulas, não tem pulso firme para dar conta dos problemas específicos dos habitantes e muito menos sabe administrar a prefeitura, demonstrando ser rei apenas por sorte de hereditariedade. Já Branca é bem diferente da personagem que conhecemos, sempre meiga e perita em serviços domésticos. Agora é ela que resolve os problemas que diariamente aparecem na cidade e com a ajuda de Bigby, o delegado da cidade, que nada mais é o Lobo Mau em sua forma humana, dão cabo dos transtornos que vão surgindo. E a história logo começa com a pior deles. 

O primeiro assassinato de uma fábula no mundo real. João, do pé de feijão, alerta as autoridades da morte de sua namorada Rosa, irmã de Branca, e Bigby começa a investigar, buscando provas e tirando depoimentos de suspeitos, como o enganador Príncipe Encantado, Barba Negra e até o João, por conta de sua fama, com direito, de ser o maior malandro do mundo da fantasia. Isso tudo em meio aos preparativos da festa que celebrará o Dia da Lembrança, que marca com tristeza os cidadãos da Cidade das Fábulas, em decorrência das lembranças de sua terra natal. Nesse ínterim, o aproveitador Príncipe Encantado retorna para enganar novas vítimas. Uma inversão de valores bem vinda, transformando o Príncipe em calhorda, divorciado de Branca, com diversos históricos de infidelidade, enquanto Bigby é o xerife, ranzinza e com a barba por fazer, que vive com um dos porquinhos que tanto perseguia no passado e tendo com Branca uma relação de brigas que disfarçam um amor contido. De longe o lobo é o personagem mais interessante, com a sombra animalesca acompanhando o xerife em sua investigação. Conhecido por seus trejeitos bruscos e mau humor, ele se torna instantaneamente o personagem favorito.

Resultado de imagem para fábulas lendas no exílio

É legal acompanhar cada personagem, desde os principais até aqueles que fazem uma rápida e marcante participação, lembrando como foram suas histórias e as conseqüências de seus contos que ficaram desconhecidos dos mundanos. Por exemplo, Branca de Nove não pode ouvir falar dos anões. O bondoso Garoto Azul, ajudante de Branca na prefeitura, é muitas vezes o personagem principal, relembrando fatos da terra natal, e Papa-Moscas, outrora o príncipe-sapo, vive sendo punido por Bigby por comer moscas, colocando em risco o segredo da Cidade das Fábulas das pessoas comuns. Não podem chamar a atenção, e aqueles que não conseguem manter uma aparência de mundano, são enviados a Fazenda, onde vivem com outras fábulas. O universo de certa forma criado por Willingham não se restringe apenas aos contos de fadas conhecidos. Ele mistura o desconhecido conto de Rosa, e mais para frente agrega histórias hindus, árabes, etc. Ler Fábulas da DC e depois pesquisar na internet ou em livros sobre o que não se conhece é uma tarefa gratificante, que pode acabar te ajudando a conhecer e entender muito do que foi utilizado na trama. Vale muito a pena.

Imagem relacionada