quarta-feira, 9 de novembro de 2016

O ESTRANHO SEM NOME

Resultado de imagem para o estranho sem nome

Existem muitos clássicos westerns, filmes que dispensam apresentação e são indispensáveis para qualquer pessoa que curte um bom filme. Era uma vez no oeste, Rastros de ódio, Três homens em conflito, entre muito outros. Entre esses bons filmes nós temos O estranho sem nome, de 1973, que dá ao velho oeste um caráter amedrontador.  Foi o primeiro filme dirigido por Clint Eastwood, que homenageia o diretor Sérgio Leoni, grande diretor de faroeste, ente eles muitos sucessos estrelados por Eastwood, que se mostrou um grande diretor. Seu personagem, um cavaleiro solitário, que caminha as paragens desérticas e com sol escaldante do oeste americano, se tornou célebre, onde o fato de ser o forasteiro desconhecido lhe garante um ar de estranheza sobrenatural, podendo se apoderar de histórias passadas e se tornar uma lenda instantânea. Fácil imaginar esses personagens sisudos tão bem encarnados pelo ator tendo sua história concluída no filme Os imperdoáveis de 1990, dirigido e protagonizado pelo mesmo.

Mas em O estranho sem nome não há lendas, apenas um cavaleiro vindo do nada, como um fantasma, e sendo, como sempre, mal recebido por um grupo de valentões, que é instantaneamente exterminado. A cidade de Lago, no Arizona, é pequena, onde os acontecimentos são conhecidos por todos, e cheia de inimigos, com um bando de pistoleiros que está indo em direção da cidade para destrui-la. Lógico que o xerife não dá conta nem de si mesmo, e o forasteiro matou os valentões contratados para defender a cidade. Depois de perceberem que o estranho e suas habilidades com armas é a única esperança contra o bando que estava à caminho, e decidem contrata-lo, mas seria exigido muito mais que dinheiro para essa proteção. Literalmente o forasteiro transformaria a cidade no inferno.

Resultado de imagem para o estranho sem nome

O filme exala solidão. A cidade no meio do nada, com pessoas cumprindo cada qual sua tarefa solitária e sofrendo seus traumas e arrependimentos em silêncio. Um tempo antes, todos na cidade foram culpados de forma direta e indireta, pelo espancamento e morte do antigo xerife nas mãos dos próprios pistoleiros que prometeram voltar. O novo protetor da cidade é bruto e sarcástico, que promove uma série de mudanças na cidade, como dar o cargo de prefeito ao anão, pintar todas as casas de vermelho e mudar o nome da cidade para inferno. A vingança muitas vezes foi o motor de uma boa história de faroeste, e após tantas medidas estranhas sendo adotadas pelo estranho sem nome, fica difícil não acreditar em um tipo de punição engendrado por ele. Fica a dúvida de sua motivação, e de quem ele é, sendo que sua natureza sobrenatural nunca é descartada.

Resultado de imagem para high plains drifter

O medo é o grande trunfo do protagonista, que faz o que quer com esse poder. Pode parecer cruel em alguns momentos, mas você não deixa de torcer por ele nem quando ele usa a força contra a cocote da cidade para transar com ele, culpando a garota por isso. Mas não existem mocinhas ou mocinhos (talvez o anão), na cidade e o medo domina as ações dos personagens. Sentimos isso assistindo, sem saber pra quem torcer, e a música, sempre um personagem a parte nos filmes de faroeste, poderá ser apreciada como um companheiro que te ajuda a sentir o filme, dando os tons necessários à história.

Muitos dos arquétipos e lugares comuns nos filmes desse filão são espelhados nesse filme, que o torna uma boa porta de entrada para quem ainda nunca assistiu a um filme de faroeste. A cidadezinha que sofre com o sol forte e poeira constante, o agente funerário construindo caixões, o saloon, a barbearia, o bar (que nunca faltam nos filmes desse tipo). E lógico, o forasteiro, que em O estranho sem nome faz uso exemplar desse arquétipo de personagem, talvez seja o filme máximo da representação de um forasteiro no cinema, que está além do bem e do mal e chega a ter um ar de onipresença, daquele que tudo sabe e tudo vê. Se um dia precisar indicar um filme que possua um bom exemplo de personagem forasteiro misterioso, não pense duas vezes: indique esse filme. Mas se precisar indicar apenas um bom filme de faroeste, pode indicar também, sem arrependimento.

Imagem relacionada