quarta-feira, 23 de novembro de 2016

HULK: FUTURO IMPERFEITO

Resultado de imagem para hulk futuro imperfeito

Para muitos leitores a melhor história do Hulk é Futuro Imperfeito, escrita por Peter David e desenhada por George Pérez. Mesmo sendo lançados nos anos seguintes histórias como Planeta Hulk e o personagem recebendo grande importância na saga Guerra Mundial Hulk, o gigante esmeralda ainda tem o grande trabalho da dupla David e Pérez como trabalho mais emblemático em seu currículo. David é sem dúvida o escritor que mais bem trabalhou o personagem, se aprofundando em sua complicada carga emocional, que fez o cientista Bruce Banner chegar ao limite de sua frágil estrutura emocional e extravasar suas outras personalidades diferentes do monstro verde, dando vida ao cinzento Sr. Tira-Teima e finalmente ao Hulk verde e inteligente que compõe a aventura contada no especial Futuro Imperfeito, lançada em 1992.

A história começa com Hulk sendo transportado à um futuro pós apocalíptico, com pessoas sobrevivendo como pode, após tantas guerras e destruições. Não há heróis nessa Terra, pois todos sucumbiram às mazelas causadas nos conflitos entre as nações. Mas por que ele está ali? Quem o trouxe?  O mundo está em ruínas, mas tal qual os filmes de Mad Max, a tecnologia ainda persiste. Na cidade Dystopia em que ele se encontra, Hulk conhece a jovem corajosa Janis Jones, que o leva ao mentor de seu grupo para lhe explicar o que estava acontecendo e o motivo de ele estar aqui. Por intermédio da antiga máquina do tempo do já falecido Dr. Destino, o idoso Rick Jones, o antigo melhor amigo de Bruce Banner, e causador do acidente que o transformou em Hulk, ele trouxe o verdão para 100 anos no futuro com o intuito de conseguir ajuda para derrotar o tirano Maestro, o único ser com poderes no planeta e que a todos domina.

Imagem relacionada

Até aqui tudo bem, nada demais. Mas não demora para descobrirmos que Maestro é o próprio Hulk, enlouquecido após décadas vendo seus entes queridos morrerem e afetado pela energia gama utilizados à exaustão nas guerras do passado, que o deixaram mais forte. Sendo o único ser com poderes, Maestro decide governar o mundo do seu jeito, uma vez que os humanos comuns não conseguiram fazer o trabalho direito e deixaram o planeta nesse estado lastimável. Num primeiro confronto, Hulk tem seu pescoço quebrado (e perceba que isso é algo quase impossível de se fazer). Mas ao invés de derrotar seu oponente de vez, Maestro tenta aliciar sua contra parte mais jovem.

Hulk: Futuro Imperfeito é sim uma história sobre um futuro alternativo, mas que foi muito bem contada pelo autor, que nos faz pensar estar assistindo a um filme enquanto lemos. Lógico que a arte de George Pérez ajuda muito, com cenários detalhistas que te fazem lembrar filmes que tratam do tema futuro diatópico com direção de arte ímpar. Esmiuçar as páginas em busca de detalhes é revelador, em especial os planos de duas páginas com uma imagem geral de Dystopia ou do hall de Rick Jones onde ele guarda suvenires do passado, que remetem à nossa época e aí fim que os heróis tiverem. Em uma única imagem temo o trabalho de achar essas referências, como o esqueleto de adamantina do Wolverine, vários capacetes e elmos de heróis e vilões, o visor do Ciclope, a pele do Fera, o martelo do Thor, a prancha quebrada do Surfista e o escudo do Capitão América, entre outros.

Resultado de imagem para hulk futuro imperfeito

Imagine você ser levado ao futuro destruído onde você é o grande causador de dor e sofrimento. Rick Jones conta com que Hulk altere de alguma forma o rumo que o mundo está levando. Já com mais de 120 anos e talvez afetado pelos anos de exposição ao Hulk e a energia Gama, Rick consegue liderar os rebeldes, com ajuda de Janis, mesmo de sua cadeira de rodas, que pertencia ao Prof. Xavier. Muita ação e o final é muito legal. Dividida em duas partes, Futuro Imperfeito deve constar na lista de melhores HQs já feitas sobre super heróis. Um personagem que já passou por tantas transformações, em todas elas teve algo de bom que vale a pena mencionar, e essa HQ é uma delas.

Resultado de imagem para HULK FUTURO IMPERFEITO PETER DAVID