quarta-feira, 16 de novembro de 2016

ESQUADRÃO MARTE

Resultado de imagem para biker mice from mars

O Esquadrão de Marte, ou Os Ratos Motoqueiros de Marte, foi um dos bons desenhos que abrilhantaram o programa canino TV Colosso no início dos anos 90. Infelizmente a nova geração não tem mais esse tipo de experiência e um desenho que pode parecer ser complicado, afinal mistura invasão alienígena, ratos motoqueiros, rock e cientistas loucos, demonstra ser tão simples em seu enredo que o torna impossível de não ser apreciado pelos jovens da época. Os mocinhos podem parecer ratos, mas isso não impedia as crianças de se identificarem e querer ser um deles. Fez sucesso e gerou três temporadas e uma revitalização com novas histórias em 2006, mas essa nova temporada já seguiu os maneirismos dessa nova época, onde os produtores tem uma visão tão politicamente correta que infantilizou demais os desenhos. Ou pode ser que eu tenha ficado velho demais, sempre saudando os velhos tempos. Mas sempre saio ganhando, pois naquela época tínhamos Caverna do Dragão e Os ratos motoqueiros de Marte.

Marte possuía uma raça de ratos humanoides que viviam como os terráqueos e eram mais ávidos por motociclismo. As motos eram algo além do fascínio para os marcianos, era um amor. Mas infelizmente o planeta foi invadido pelos consumistas plutarkianos, seres humanoides de forma anfíbia, fétidos e com muitos quilos a mais, que extermina os habitantes do planeta para utilizar seus recursos naturais, uma vez que seu natal já havia sido exaurido. Parecia o Brasil sendo colonizado. Apenas três marcianos conseguiram escapar, mas na fuga sua nave foi atingida e eles caem no planeta Terra (lógico), nos EUA (claro), em Chicago (estranho, poderia ser NY).

Resultado de imagem para biker mice from mars

Com temperamento bem diferente, os três se mantêm juntos para enfrentar os plutarkianos que já se encontram disfarçados na Terra para fazer o mesmo que fizeram em Marte. Conhecem a mecânica Charley Davidson (olha a referencia), que os ajudam com suas motos cheias de apetrechos e serve como contato  dos três motoqueiros com os terráqueos. Como são motoqueiros, os capacetes servem de máscaras para eles conseguirem ir para onde quiserem, sendo enfrentados monstros alienígenas ou em corridas de motoqueiros. O líder desse trio é Todd, com pelagem bege, sempre com óculos escuros devido a um ferimento na vista ocorrido no acidente da nave, que também queimou o lado esquerdo da face de Vinnie, que utiliza uma máscara parecida com a do Fantasma da ópera. Com pelagem branca, é o mais engraçado do trio, dando cantadas em Charley e se metendo em confusões. Já Brad, com pelagem acinzentada e tapa olho, teve o braço direito arrancado no acidente e utiliza uma prótese robótica no lugar, que esconde uma arma lazer que pode ser utilizada contra os inimigos. É o mais sério e nervoso dos amigos, e seu olho fica vermelho quando isso acontece, evidenciando que não é apenas seu braço que tem partes robóticas.

Resultado de imagem para biker mice from mars villain

A trama de cada episódio segue a premissa básica de os três impedirem os avanços dos plutarkianos, representados pelo inescrupuloso Lawrence Bolacha, um plutarkianos espalhafatoso e disfarçado, que faz de tudo para tentar derrotar os ratos motoqueiros, e causar danos ao planeta, com a ajuda do cientista louco Dr. Cérebro, eles conseguem trazer monstros de outras dimensões para que combatam os ratos em cada episódio. O capanga super forte Bandalha não é muito esperto, mas dá trabalho para o trio de heróis, mas é muito atrapalhado e fica pingando graxa constantemente. Isso não é um poder, e sim falta de higiene mesmo. Mas o que vai levando os episódios são os vilões que saem da máquina de Cérebro e também o aprendizado que os protagonistas vão tendo no decorrer das aventuras.

O game de corrida lançado para o Super Nintendo inspirado no desenho também era muito legal. O desenho era engraçado, com muita ação, tinha uma mensagem embutida e os vilões tinham suas tiradas cômicas devido as suas atrapalhadas e escolhas ruins. O prédio de Bolacha era sempre destruído no final dos episódios. Um bom desenho para virar filmes que levam vários adolescentes ao cinema, mas se isso ocorrer da mesma forma que aconteceu com os Transformers, com continuação caça níquel, os mais velhos e saudosistas sempre terão o antigo desenho como conforto.

Resultado de imagem para ratos motoqueiros de marte