quarta-feira, 5 de outubro de 2016

LUKE CAGE

Resultado de imagem para luke cage

A série do Luke Cage, que estreou todos os episódios dia 30 de Setembro no Netflix e acabou literalmente quebrando o servidor americano e britânico devido a tantas visualizações, deixando o serviço fora do ar por duas horas, é uma série que te fará querer assistir um episódio atrás do outro, e se tiver tempo, você irá assistir os 13 episódios num fim de semana. Pode haver alguns problemas, afinal quase todas as séries têm suas falhas, mas o maior deles é ser inevitavelmente comparada com o Demolidor e Jessica Jones. Não acho razoável comparar com essas duas séries, uma vez que o próprio Luke Cage ajudou a série da Jessica Jones a ser alavancada, que mesmo tendo um ótimo vilão, o clímax está na ação em que Luke Cage participa. Já o demônio da Cozinha do Inferno é um dos grandes personagens da Marvel, com ótimas HQs e vilões do alto escalão da editora, que deixa Luke Cage quase sem opções para competir. Mas Cage tem suas armas.

O personagem teve seu ápice nos anos 70, com muitos fãs leitores, tanto que o ator Nicolas Cage utilizou o sobrenome do herói como nome artístico, Luke era um herói símbolo dos negros naquela época, até mais que o Pantera Negra, uma vez que suas histórias eram urbanas e enfrentava perigos que os negros encaravam nas ruas, em especial no Harlem. Da mesma forma que os filmes de Kung Fu chegavam aos cinemas direcionados a um público alvo, os negros eram agraciados com os filmes Blaxploitation, com protagonistas negros, que fez muito sucesso não apenas com a comunidade negra. Tarantino que o diga, um grande fã desses filmes. Com o tempo Luke Cage foi modernizado, suas roupas setentistas foram atualizadas, mas o Netflix teve a grande sacada de colocar o ar dessa época na série, a começar pelo clube Harlem’s Paradise, que mesmo sendo quartel general de criminosos, causa inveja com números musicais que nos faz querer correr o risco de ir até o local e apreciar a boa música. É lá que Luke Cage tem um dos seus dois empregos, chefiado por Cornell Stokes, o chefão do crime local, mais conhecido pela alcunha de Boca de Algodão (uma espécie de cobra), sobrinho da falecida Mama Mabel, que mantém uma sociedade criminosa com sua prima, a vereadora Mariah Dillard.

Resultado de imagem para luke cage netflix

Luke também trabalha na faxina da barbearia de seu amigo Pop (interpretado por Frank Faison, o Sugar Bates da série Banshee), que mantem um ambiente neutro no bairro, longe dos crimes e respeitado pela máfia, mas que sabe dos problemas que ocorrem nas ruas e em especial da vida direcionada ao crime dos jovens sem estrutura familiar. De alguma forma ele tenta ajudar esses jovens, ainda mais quando ele é único homem que conhece os estranhos poderes de Cage. Com pele impenetrável e super força, Luke tenta passar despercebido, trabalhando em dois empregos para pagar o aluguel de seu apartamento, sem se meter em encrencas. Mas quando um dos jovens que frequentam a barbearia se envolve num roubo contra Boca de Algodão, que gera uma violenta retaliação, ele decide agir.

Na história é contada sua origem, seu envolvimento com a heroína Misty, aqui uma detetive determinada a mudar o destino do bairro, e a transformação do misterioso Luke Cage em herói (a brasileira Sonia Braga faz uma participação como alguém muito importante na vida da Enfermeira da Noite, interpretada por Rosario Dawson). Os vilões podem não parecer tão perigosos quanto Wilson Fisk ou Kilgrave, e em muitos momentos você não entende porque o herói não detona tudo e pronto, afinal de contas demora um pouco para que algo realmente demonstre perigo à sua pele invulnerável. O mais legal é ver o personagem encontrar um real sentido para os seus poderes. Nos quadrinhos ele se alia ao herói Punho de Ferro criando uma empresa: Heróis de Aluguel.  Na verdade Luke Cage tem potencial de sobra para participar dos Vingadores, uma vez que nos quadrinhos ele já fez parte da equipe e também do Quarteto Fantástico, mas o Netflix já revelou há tempos que irá unir os heróis das séries numa equipe própria, os Defensores. Essa equipe nos quadrinhos era formada por heróis de grande poder: Hulk, Dr. Estranho, Namor e Surfista Prateado. Mas no Netflix aparentemente a trama será mais próxima da realidade, condizentes com os heróis que farão parte: Demolidor, Jéssica Jones, Punhos de Ferro e Luke Cage.

Resultado de imagem para luke cage netflix

A ambientação da série ao estilo de filmes que presta homenagem nos faz lembrar-se da mesma homenagem que Stranger Things fez para os filmes da década de 80. As músicas são maravilhosas, dá vontade de pesquisar e conhecer mais. Harlem, aparentemente perigosa, parece um lugar que merece ser visitado, e quem sabe cortar o cabelo em uma de suas barbearias ou assistir os jovens jogando basquete nas quadras do bairro, e com certeza ir numa casa de shows. No fim Luke Cage é uma série que merece ser vista, mesmo tendo personagens desconhecidos até para quem curte muito quadrinhos, e ter um herói engajado na proteção dos negros em um lugar que se tornou símbolo da luta contra o preconceito racial, ainda mais numa época como agora, com policiais matando negros nos EUA, gerando manifestações. A série poderia ter tratado mais do assunto, mas aí faltaria espaço para a diversão. Não perca essa série.

Resultado de imagem para mike colter luke cage


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...