sexta-feira, 14 de outubro de 2016

CHAPLIN: 3 FILMES MUDOS IMPERDÍVEIS

Resultado de imagem para charlie chaplin

Com certeza Carlitos é um dos personagens mais importantes do cinema, e um dos mais queridos também. Charlie Chaplin com sua mímica e expressão facial, aliados a sua indumentária e trejeitos, lhe renderam um personagem carismático símbolo do cinema mudo. Mas nem todos os filmes de Chaplin eram mudos, mas ele demorou a aceitar incluir as vozes em seus filmes. Como ele dirigia, atuava, produzia e escrevia seus filmes, cabia a ele escolher a maneira como sua história era contada, mas não consigo imaginar seus filmes mudos com falas. Eles são perfeitos do jeito que foram feitos. Não que Chaplin tenha tido medo de mudanças, mas acredito que ele via o cinema mudo como uma forma de arte que o cinema sonoro iria destruir, e ele estava certo, tanto que filmes como O Grande Ditador e Tempos Modernos, além de serem filmes corajosos, usaram e abusaram da sonoridade de Chaplin. Mas o personagem Carlitos brilha nos filmes mudos á seguir, um cavalheiro maltrapilho chamado de Adorável vagabundo, que se tornou imortal para a história do cinema.


Corrida do Ouro
Lembro-me de um amigo ter feito curso técnico de filmagem e seu professor ter indicado esse filme de 1925 para estudo. O mendigo Carlitos tenta a sorte indo ao Alasca aproveitando a corrida do ouro em 1898 e quem sabe mudar de vida. Mas o terreno inacessível devido à tempestade na neve obriga Carlitos e buscar refugio em uma cabana, encontrando um criminoso foragido e um garimpeiro que obteve sucesso em sua busca por ouro. Mas a tempestade piora e eles decidem tirar na sorte quem deveria procurar comida. Após ser escolhido, o fugitivo Black Larson deixa os dois a própria sorte ao descobrir que o garimpeiro Big Jin havia descoberto ouro e parte para se apropriar de sua riqueza. É nessa hora que a história fica engraçada, com Carlitos e Big Jin fazendo de tudo para matar a fome, desde comer uma bota até terem sonhos e alucinações, onde Carlitos é visto como uma apetitosa galinha pelo amigo. Truques de câmera dão efeitos interessantes às ações da tempestade e à cabana que escorrega até a beira de um penhasco. Com o desenvolvimento na região, Carlitos consegue alguns empregos e se apaixona, e seu sonho de ser um garimpeiro de sucesso fica cada vez mais distante.

Resultado de imagem para o garoto

O Garoto
Quando alguma cena de um filme de Chaplin entra numa conversa, pode vir à mente a imagem de Chaplin mexendo nas engrenagens industriais no filme Tempos Modernos, ou de Carlitos e um cãozinho sentado na soleira de uma porta no filme Vida de cachorro. Mas com certeza a foto de Carlitos e o garotinho, sentados lado a lado, com semblantes sérios, em frente a uma casa humilde, é uma imagem que já faz parte do imaginário popular, reconhecível em varias releituras, tal qual a capa do disco Abbey Road dos Beatles ou o pôster do filme Scarface com Al Pacino. E o filme não fica atrás, sendo considerado um dos melhores de Charlie Chaplin, onde por obra do destino, Carlitos encontra um bebe e cria como se fosse um filho. Mesmo não tendo onde cair morto, com muito esforço ele educa o garoto, ao seu modo. Mas a mãe do menino está em sua busca. Além de ser um filme que emociona, é muito engraçado também. O garoto aprende com Carlitos como enfrentar as durezas da vida, que vão desde conseguir dinheiro (quebrando vidraças para o pai vidraceiro consertar) até encarar os garotos brigões do bairro. Como o próprio prólogo apresenta, "um filme feito para rir ou para chorar".

Resultado de imagem para charlie chaplin luzes da cidade

 Luzes da Cidade
Para mim o melhor filme do Charlie Chaplin e talvez um dos melhores filmes já feitos. Após acordar de uma longa noite de sono em praça pública, onde um comício está ocorrendo, uma vendedora de flores cega lhe oferece uma rosa e Carlitos se apresenta como um rico cavalheiro para impressioná-la. Mas a mentira vai crescendo e o amor de Carlitos por ela também. Uma notícia de que uma cara cirurgia poderia fazê-la enxergar novamente a enche de esperanças, e como Carlitos é um “rico cavalheiro”, ela se enche de alegria. Não querendo revelar que ele é um mendigo sem nenhuma condição de lhe dar um tostão, ele tenta conseguir o dinheiro de diversas maneiras, desde a tentar uma carreira de boxeador até conhecer um playboy que só o reconhece e o trata como amigo quando está bêbado. O mais interessante é ver seu esforço em conseguir fazer sua amada feliz, mesmo que isso signifique ela descobrir a verdade sobre suas condições. Chaplin era um perfeccionista e uma das cenas desse filme foi filmada mais de cem vezes para que o saísse do jeito que ele queria. Ele conseguiu, pois o filme é perfeito.

Resultado de imagem para charlie chaplin