quarta-feira, 28 de setembro de 2016

LIGA DA JUSTIÇA SEM LIMITES

Resultado de imagem para liga da justiça SEM LIMITES

Após os eventos ocorridos nos últimos episódios da Liga da Justiça, a DC estava pronta para dar seu próximo passo no mundo da animação. Bruce Timm tinha ideia de acrescentar apenas o Aquaman na equipe, lhe dando mais visibilidade, mas no fim foram acrescentados quase que todos os heróis da editora, dando um status ilimitado à equipe. Desde personagens famosos como o Arqueiro Verde e Canário Negro, até os menos conhecidos do grande público como Rapina, Columba, Gladiador Dourado, ente outros. Jon Jones, o Ajax, se tornou um administrador de missões, que escolhe qual membro está mais preparado para determinado perigo. Desta forma os integrantes vão e vêm do satélite da Liga por intermédio do tele transporte. No satélite também é instalado um canhão de plasma preparado para agir quando a ameaça for grande demais.

A Liga se tornou de longe a equipe mais poderosa do planeta, capaz de desbaratar rapidamente invasões alienígenas, como a invasão de Thanagar. Mas e se essa poderosa equipe saísse do controle? Eis que alguns eventos estranhos envolvem a esquentada Supergirl, que parece estar sendo perseguida por uma sósia em sonhos estranhos. Desacreditada, ela tem apenas a ajuda do Arqueiro Verde (com suas ideologias políticas muito bem representadas no desenho) e Questão, certamente o personagem mais interessante dessa nova temporada, com suas manias de perseguição e enxergando conspirações por todos os lados, inclusive na Liga. Não demora a descobrir uma manobra do governo que visa criar seus próprios heróis, valendo-se de espionagem, clonagem e união com alguns vilões, em especial o agora candidato a presidente dos EUA: Lex Luthor.

Resultado de imagem para justice league superman question supergirl

A diretora desse projeto é Amanda Waller, que demonstra saber os segredos da Liga, como a identidade secreta de Batman e dos demais. Junto com Luthor ela inicia uma campanha para desacreditar os heróis, em especial o Superman, que enfrenta o Capitão Marvel, destruindo uma cidade modelo construída pelo Lex, que armou todo o esquema e ainda ganhou pontos para sua eleição. Mas Questão não para sua investigação e é nessa hora que a história fica interessante. Ele invade um dos quartéis do governo americano e rouba um arquivo criptografado que consta um vídeo mostrando o Superman matando o presidente Lex Luthor e dando início a era ditatorial dos Lordes da Justiça (conforme mostrado no desenho da Liga da Justiça - leia aqui). O que era para ser um universo paralelo estava caminhando para ser o futuro da humanidade. Luthor mataria o Flash e desencadearia todos os acontecimentos que terminariam numa destruição global. Em sua mente, matar Luthor era a única opção para e evitar o desastre.

Resultado de imagem para justice league superman shazam

Muitas outras histórias paralelas englobam a temporada, como a deslocada Mulher Gavião buscando redenção e tentando ser aceita, Apokolipse sofrendo uma guerra civil após a destruição de Darkseid, os relacionamentos de Arqueiro e Canário, a Mulher Maravilha demonstrando gostar de Batman, além de episódios especiais apresentando novos herói como o engraçado Gladiador Dourado, o misterioso Destino, Grande Barda, Sr. Milagre, Vixen e Caçadora, que chega a ser expulsa da Liga e se une ao Questão em suas missões, ganhando certa importância no desenho. Na parte dos vilões também temos surpresas. O marqueteiro Maxwell Lord, que na década de 80 era o relações públicas da Liga nos quadrinhos, dá as caras no desenho sendo o empresário da equipe de heróis criados pelo governo e dirigidos por Amanda Waller. Os integrantes desse grupo são homenagens ao personagens criados no antigo desenho dos Superamigos. Outro grupo capitaneado por Waller é a Força Tarefa X, leia-se Esquadrão Suicida, com Pistoleiro, Plastic Bomb, Capitão Bumerangue e Rick Flagg invadindo a torre da Liga para uma missão secreta. Gosto de chamar esse arco de histórias como a Saga de Cadmus devido ao projeto do governo.

Resultado de imagem para justice league unlimited amanda

Mas a história principal devolve a Lex Luthor o status de um dos maiores vilões dos quadrinhos, jogando com todos e tendo seus próprios planos, com ações e poderes que só serão explicados no fim, onde um herói fará a grande diferença. Lógico que há episódios memoráveis fora da trama principal, como uma versão da história escrita por Alan Moore "Para o homem que já tem tudo", onde Mongul invade a fortaleza da solidão e o Superman vive um sonho em que tem uma linda família em Kripton. Em outro episódio alguns integrantes da Liga voltam a ser criança, com direito a Etrigan bebê. O episódio final da temporada talvez seja um dos melhores momentos do Batman em uma animação, com participação do Batman do Futuro e uma Amanda Waller redimida. Mais uma temporada foi lançada com foco numa Liga da Injustiça sem limites, mas infelizmente não teve fôlego para uma continuação. Infelizmente mesmo.

Resultado de imagem para justice league luthor