terça-feira, 2 de agosto de 2016

3 FILMES DE SCHWARZENEGGER


Se fosse para escolher o melhor filme da carreira de Arnold Shcuarzenegger eu escolheria o Exterminador do Futuro 2 – o Julgamento final. Mas além desse filme, e também do Conan, Shcuarzenegger fez outros filmes de muito sucesso com temática nerd . Sem citar os filmes do Exterminador e Conan, que com certeza fazem parte de listas de melhores filmes do astro, segue abaixo três filmes que valem a pena assistir. Depois de postar o livro que ele conta a história de sua vida (clique aqui), nada mais justo escolher três filmes da época em que ele estava no auge de sua fama, no final da década de 80, com temática de ficção cientifica, que demonstram que esse austríaco tem muito mais do que o ciborgue assassino e cimério truculento.

O Sobrevivente (1987)
Na época do lançamento desse filme, o ano de 2017 estava muito distante, e dava para imaginar um futuro como o mencionado na trama, onde os Estados Unidos passa por um momento sombrio, economicamente destruído, o governo é ditatorial e as pessoas não têm mais o direito para fazer o que querem. A liberdade de expressão não existe, sem livros, músicas, educação, etc. Um futuro distópico quanto tantos outros já imaginados na cultura literária e cinematográfica (lembra muito o livro Fahrenheit 451). Para manter a população na linha, sem perigo de uma rebelião social, o governo lhes dá uma diversão na TV: Um programa que consiste num jogo em que os participantes são jogados em diversas arenas temáticas onde tentarão sobreviver aos vários gladiadores com seus armamentos especiais. Lógico que os fanáticos por Big Brother adoram esse jogo, que se tornou muito popular e consegue atingir os objetivos, manter o telespectador vidrado.


Uma crítica não apenas para regimes totalitários, mas também para a mídia que tenta controlar a massa com programas populares e sem valor, apenas para manter você assistindo sem necessidade de pensar. Os participantes são sempre prisioneiros, que tem a chance de escolher entre continuarem presos ou participar do programa, onde acabam encontrando a morte. Um deles, Ben Richards (Arnold), piloto preso por não ter acatado ordens de matar civis, se torna o novo participante, que tentará sobreviver nas arenas, combatendo os gladiadores.



O Predador (1987)
A estreia do nosso querido Predador foi com Arnold, em 1987, onde ele interpreta o major Alan "Dutch" Schaefer, líder de uma equipe de resgate que se embrenha na selva da América Central para encontrar civis desaparecidos. Acreditando que eles se tornaram prisioneiros da guerrilha local, Dutch e equipe seguem na selva, cada qual com sua personalidade e maneirismos. Nesse pelotão de boinas verdes estão rostos conhecidos, como Carl Weathers - o Apollo Creed dos filmes de Rock Balboa, Bill Duke, Jesse Ventura que também atuou em O Sobrevivente.

Resultado de imagem para o predador 1

Mas essa não seria uma missão comum para a equipe. Um ser extraterrestre se encontra na selva e seu intuito é caçar e matar. Com armas e traje tecnologicamente superior aos do planeta Terra, é um ser que aparenta conhecer apenas a guerra e a morte. Acompanhando o pelotão pela mata, ele começa uma caçada onde um a um do batalhão começa a ser vitimado, deixando ao nosso velho amigo Arnold a missão de enfrentá-lo sozinho. Mas nem o homem mais forte do mundo poderia ser páreo ao Predador. Foi filmado bem na época que o ator estava se casando. Houve uma continuação com o Danny Glover, mas sem o brilho do primeiro. Na verdade nenhum outro filme com o Predador bateu esse original.


O Vingador do Futuro (1990)
Dessa vez o futuro é mais distante. A história se passa em 2084, onde as viagens espaciais já são uma realidade. O construtor Douglas Quaid (Arnold) quer fazer uma viagem até Marte, que sua mulher não aceita, e ele tem a ideia de realizar um implante de memória onde a viagem seria simulada. A empresa Recall Inc é especializada em implantes de memória e garante sensações inesquecíveis para seus clientes. Mas o procedimento com Quaid dá errado. Ao invés de lembrar-se de uma viagem fictícia para Marte, ele começa a ter lembranças de fatos ocorridos em sua vida que ele desconhecia. Desmemoriado, ele é perseguido por assassinos em meio às bagunçadas cidades do futuro, entre seus perseguidores está sua própria mulher Lori. As visões que ele tinha de Marte o faz acreditar que o mistério poderá ser desvendado apenas no Planeta Vermelho.


O diretor Paul Verhoven tem um estilo urbano e já estava acostumado e mostrar um futuro não muito bonito com o primeiro Robocop. Ele utiliza o livro do escritor Philip K. Dick, conhecido por escrever varias obras sobre ficção cientifica e inspirado vários filmes, como Blude Runner. O filme Vingador do futuro é cheio de ação, perseguição, mutantes, efeitos visuais. A cena com a mulher careca, na verdade um robo que esconde Shcuarzenegger, ficou muito famosa. Foi refilmado em 2012, nada contra, mas o original pode constar em todas as listas de os dez filmes mais queridos de Arnold.