sexta-feira, 8 de abril de 2016

HOMEM ARANHA - A SÉRIE ANIMADA


Juntamente com a série animada dos X-Men, uma série do Homem-Aranha foi feita nos mesmos molde em 1994, e até hoje é lembrada como a melhor animação do aracnídeo pelos seus fãs. O “amigão da vizinhança” já era conhecido por suas animações nas décadas anteriores, em especial a que ele estrelou junto com o Homem de Gelo e Estrela de Fogo chamada Homem-Aranha e seus amigos, de 1981. Mas foi nessa animação de 1994 que o Aranha teve boa parte de seu universo trabalhado.

As suas histórias mais clássicas foram adaptadas para o desenho, que tiveram grandes mudanças (para que os personagens se encaixassem na cronologia do desenho), e com um teor emocional mais brando e menos violento. Mas foi com esse desenho que muitos vilões foram apresentados ao telespectador. Os roteiristas usaram e abusaram das tramas criadas na história em quadrinhos. A animação rendeu muitos produtos, entre brinquedos e material escolar, bonecos e livros para colorir. É de estranhar que a década de noventa tenha gerado ótimos desenhos baseados em quadrinhos, enquanto a própria indústria de HQs sofria sua maior baixa, com histórias sem pé nem cabeça e arte de gosto duvidoso.



Logo nos primeiros episódios o herói enfrenta vilões clássicos como o Dr. Octopus, Escorpião, Mistério. Não temos sua origem contada, no primeiro episódio ele já é o Homem Aranha e enfrenta o Lagarto, quando o seu professor Kurt Connors se transforma no réptil e coloca em perigo os alunos da escola. Como havia planos de se produzir um filme na época, com direção de James Cameron, eles não queriam se repetir no desenho. Pelo mesmo motivo seu arqui-inimigo, o Duende Verde, demorou a surgir no desenho, onde tínhamos apenas seu alter ego, Normam Osborm, sendo atormentado e perseguido pelos demais vilões, como o Abutre. A origem do escalador de paredes só foi contada em temporadas posteriores.

Por conta dessa escolha o principal inimigo do Aranha no desenho é Wilson Fisk, que está por trás de varias ameaças infringidas por outros inimigos conhecidos. O sucesso que alguns personagens tinham nos quadrinhos na época apressaram algumas tramas para que eles pudessem aparecer no desenho. A saga do uniforme negro foi adaptada em alguns episódios, que terminam com Eddie Brock sendo possuído pelo simbionte alienígena dando origem ao Venom. Outros vilões conhecidos que marcaram presença foram Kraven, Morbius, Rino, Electro, Gata Negra e Duende Macabro. Alguns heróis participam em alguns episódios, como O Justiceiro, Demolidor, Blade, X-Men, entre outros (muitos com nomes adaptados errados). Lembro bem de dois episódios legais, quando o Nick Fury pede a ajuda do Homem Aranha para prender o Camaleão, e do Justiceiro caçando um Peter Parker sofrendo mutações e se transformando em uma aranha humana. Os personagens secundários também chamavam a atenção, como Harry Osborm, Mary Jane, Felicia e Tia May (Gwen Stacy foi excluída – o que talvez tenha contribuído para a loirinha não aparecer na trilogia do Homem Aranha dos anos 2000). O desenho teve 5 temporadas que geraram muita saudade.