quarta-feira, 16 de março de 2016

VINGADORES: OS SUPER-HERÓIS MAIS PODEROSOS DA TERRA


Um título enorme para uma grande animação. De longe um dos melhores desenhos da Marvel nesses últimos vinte e cinco anos, que faz lembrar a proposta do desenho X-Men – A Série Animada de 1992, de adaptar os quadrinhos clássicos para uma nova geração de fãs. A animação nos faz pensar que estamos em fretes a um gibi, mas não igual aos desenhos da Marvel dos anos 60 (conhecidos como desenhos desanimados). Produzida pela Disney em 2010, esse desenho conseguiu agradar os fãs e ainda fazer sucesso com um novo público, o que por si só já é muito difícil.

Para situar o telespectador a série se inicia com capítulos fechados contando a origem dos personagens principais, como a última batalha de Capitão América contra o Caveira Vermelha, Hulk fugindo do general Ross, passando pelo Homem de Ferro, Thor e até uma introdução as desavenças da HIDRA contra  S.H.I.E.L.D. Após esses prólogos a equipe se une após o vingativo irmão postiço de Thor, Loki, dominar a mente de Hulk e os heróis se unirem contra um mal em comum. Posteriormente o Capitão América é encontrado e toma as rédeas da liderança da equipe.


As principais sagas foram adaptadas e conforme feito com os X-Men em 1992, a história foi se encaixando para se adequar as novas histórias lançadas e à cronologia dos personagens abordados até determinado episódio, mas nunca desvirtuando a ideia da narrativa. Nunca antes os Krees foram tão bem abordados, trazendo uma bela trama apresentando o Capitão Marvel original, que veio a Terra para destruí-la mas acaba por ajudar os Vingadores contra seu próprio povo. E Miss Marvel tem uma grande importância no enredo. Tanto que Ronan, o Acusador (vilão do filme Os Guardiões da Galáxia) tem um episódio em que é o principal inimigo da equipe e do planeta. A raça alienígena Skull também tem grande importância na segunda temporada, onde a série Invasão Secreta dá o tema a boa parte dos episódios, onde os Vingadores começam a desconfiar um do outro em busca de Skulls infiltrados.

 

Kang - o Conquistador, A Gangue da Demolição, Homem Absorvente e Barão Zemo são vilões recorrentes enquanto o Homem Purpura, Graviton e Líder tem seus momentos memoráveis. As prisões, locais e linguajar Marvel estão todos presentes, e os nerds de plantão irão conseguir identificar as fases trabalhadas nos gibis. O grupo perde e ganha personagens em quase todos os episódios, tal qual nos HQs. Há uma brincadeira na abertura do desenho onde só aparecem os heróis que estão no grupo e quando um deles entra ou sai da equipe a abertura também é alterada. Ciclos de episódios trabalham as origens do Pantera Negra e Falcão, os problemas emocionais de Hank Pym, que começa como Homem Formiga, depois muda o nome para Gigante e termina como o Jaqueta Amarela, ao mesmo tempo em que tem problemas de relacionamento com a Vespa e ajuda Scott Lang a se tornar o novo Homem Formiga.

 

Além de Loki, Ultron pode ser considerado o vilão mais trabalhado na série. Ele é o que tem mais episódios e sua origem condiz com o original. Além de fabricar Visão, que se rebela contra seu criador, sua relação com Jocasta, criado por ele para lhe fazer companhia, também é contado na animação. Um mistério envolvendo o Soldado Invernal, a real identidade do Hulk Vermelho, uma participação dos Novos Vingadores (Homem Aranha, Wolverine, Luke Cage, Punhos de Ferro e Coisa) e perfazem os 52 episódios.

O desenhos tem muitos acertos, mas infelizmente um erro brutal. Foi cancelada as pressas para aproveitar o sucesso do filme dos Vingadores para se fazer uma nova animação nos moldes do filme. O ultimo episódio foi fraquíssimo, ainda mais quando o vilão combatido foi Galactus, um dos mais poderosos personagens da Marvel, apresentado, combatido e derrotado em pouco mais de 20 minutos. A busca por dinheiro e vendas de bonecos, lancheiras, cadernos ou mochilas foi maior que a vontade de fazer um trabalho memorável.