segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

CRISE DE IDENTIDADE


No universo DC Comics existem vários grupos de heróis (Sociedade da Justiça, Titãs, Renegados, entre outros), mas todos eles têm a Liga da Justiça (ou LJA) como a equipe principal, os mais poderosos, os mandachuvas, equipe que abrange todo o universo DC e já teve vários membros , mas Batman, Superman, Mulher Maravilha, Flash, Aquaman e Lanterna Verde sempre foram a imagem do grupo, que também contavam com a equipe B, composta por Arqueiro Verde, Canário Negro, Gavião Negro, Zatana, Homem Elástico, Eléktron, entre outros, que na minissérie Crise de identidade são os protagonistas.

 Em uma determinada missão o Homem Elástico começa a relembrar do passado e da sua união com os outros membros da equipe e de como conheceu sua mulher, Sue Dibny (estavam completando mais um ano de relacionamento), que mesmo sem ter poderes era bem vinda à equipe e até já os ajudou em algumas missões. Mas naquela noite, quando chega à sua casa, acaba encontrando a esposa morta, com o corpo totalmente queimado. Toda a Liga da Justiça se une para tentar identificar quem é o assassino, mas após o funeral, o Homem Elástico se junta à equipe que fazia parte dentro da Liga, composta pelos membros da equipe B citada anteriormente, já demonstrando saber quem era o assassino: O Dr. Luz.


Fica evidente que eles possuíam segredos do passado e no decorrer da trama nos é revelado por que eles julgavam saber quem era o assassino, mas esse acontecimento acabaria abrindo portas que eles não gostariam que fossem reabertas, o que poderia gerar uma grande crise na principal equipe do planeta. Uma vez no passado o enlouquecido Dr. Luz invadiu o quartel general da Liga e encontrou Sue Dbiny sozinha e após violentá-la ele a espanca, sendo surpreendido pela equipe B que acabava de chegar ao local.  O vilão é capaz de controlar a luminosidade de diferentes formas, entre elas, as de recriar as imagens do que acabara de ocorrer, fazendo a equipe votar entre lobotomizar sua mente, apagando esse acontecimento. Mas mexer com a mente pode gerar complicações psicológicas e partir dali o Dr. Luz se tornou um vilão de segundo escalão, não sabendo os demais se ele um dia iria conseguir se lembrar do que ocorreu. Fica a dúvida se o Dr. Luz se lembrou de sua lavagem cerebral nos dias atuais e se vingou em Sue Dibny ou há outro criminoso rondando a família dos heróis. Tudo isso é relatado pelo Arqueiro Verde ao integrante mais novo no grupo, Flash, que agora utiliza o uniforme do falecido mentor.


Essa história deu um ar moderno à equipe e demonstra o quanto dramático pode ser a vida dos heróis, sempre com a ética e medo sendo trabalhados e moldando suas personalidades, dirigindo seus caminhos. A máscara é para eles um alvo, para que os inimigos os persigam e deixem suas famílias em paz, o que acaba gerando certo pânico quando seus entes queridos são ameaçados. O assassino sabe de suas identidades. Lois Lane e a ex-mulher de Elektron recebem cartas misteriosas dizendo saber a identidade de seus parceiros heroicos. Vilões como o Capitão Bumerangue e Slade Wilson tem uma boa participação na trama, mas é mais o clima de mistério e perseguição que conduzirão a história, prendendo o leitor do início ao fim.


O escritor Brad Meltzer tem um grande momento aqui, demonstrando que conhece a equipe e fazendo heróis do time B corroborar sua importância, não devendo nada para Superman e companhia . Não podemos esquecer que um paralelo é traçado com a realidade, onde nunca numa investigação real teríamos o suporte e estruturas que o poder dos heróis pode dar. Elektron pode diminuir de tamanho até identificar as células deixadas pelo criminoso no local do crime, enquanto o Metamorfo tem o poder de reconhecer qualquer elemento da tabela periódica que possa ser analisado para ajudar na investigação. Poderes mágicos e científicos deixam o rastro mais difícil de serem ocultados, e a tecnologia avançada, provenientes de planetas mais desenvolvidos, faz com que a investigação abranja todos os caminhos imagináveis. Mas os vilões também têm poderes. O que fica no fim é a capacidade humana de dedução do maior detetive do mundo. Batman é uma peça fundamental não apenas para desvendar o mistério, mas também é crucial na história recontada pelo Arqueiro Verdequando a lavagem cerebral no Dr. Luz foi feita, e esse sim é o fato principal na trama, que irá surpreender o leitor.