sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

BETTER CALL SAUL

Edition Steelbox du Bluray de Better Call Saul. Fan Art gagnant du concours. Réalisé par Lisa B.:

Quando uma série que gostamos chega ao fim, ficamos com saudades. Mesmo querendo desesperadamente saber do desfecho e que fim levaram os personagens, quando ultrapassamos a barreira do episódio final, um sentimento nostálgico vem até você. Muitas pessoas sentiram isso quando o drama de Walter White chegou ao fim na 5ª temporada de Breaking Bad. A história de nosso saudoso Heisenberg teve muitos coadjuvantes de sucesso, em especial na parte engraçada com o advogado trambiqueiro Saul Goodman.

Quando White e Pinkman precisaram de uma ajuda jurídica não podia ser um advogado criminal, tinha que ser um “advogado criminoso”, e Saul Goodman tornou-se o alívio cômico da trama, com seus rolos e trejeitos marqueteiros, sempre dando um “jeitinho” nos problemas que vem aparecendo para seus clientes. Em 2015 tivemos a grata surpresa de poder acompanhar o início da carreira desse “homem da justiça” no spin-offBetter Call Saul” (para quem assistiu Breaking Bad esse slogan é bem conhecido).


Jimmy McGill, verdadeiro nome de Saul, é um advogado de porta de cadeia, com sérios problemas financeiros, que consegue seus honorários advocatícios por meio de casos perdidos. Mas ele acaba se cansando de migalhas e tenta a todo custo alavancar seu negócio. Na verdade sua carreira em Direito já era um recomeço e no desenrolar da série você também acompanha sua vida antes de se tornar advogado.

Por anos ele viveu uma vida desregrada e desonesta, mas decidiu seguir os passos do irmão mais velho, Charles "Chuck" McGill, um famoso advogado um dos fundadores da empresa Hamlin, Hamlin & McGill. Jimmy até trabalhou por um tempo na empresa num cargo menor, como entregador de correspondência, mas quando conseguiu completar o ensino superior, sua promoção na empresa foi negada, frustrando o sonho de Jimmy que posteriormente pede demissão. Era como se sua segunda chance e seu recomeço fossem barrados por forças que iam além de suas capacidades e de seu irmão mais velho, que começou a sofrer de um mal psicológico denominado por ele de Hipersensividade Eletromagnética, o fazendo se trancar em casa longe de qualquer aparelho eletrônico e sendo cuidado agora pelo irmão mais novo. Uma reviravolta acontece quando Jimmy consegue descobrir uma fraude em uma grade empresa de seguros.


A série te prende do começo ao fim e te faz torcer para que Jimmy consiga alcançar seus objetivos da maneira mais honesta possível, e ele realmente tenta, mas suas atrapalhadas o acabam levando por caminhos sinuosos, que o faz se deparar com personagens de Breaking Bad, como o violento Tuco Salamanca, e Michael "Mike" Ehrmantraut (o Chuck Norris da série) que também tem sua hitória trabalhada no enredo. Sua relação com o irmão Chuck é o que mais vai chamar atenção nos 10 episódios da primeira temporada do mesmo modo que a rivalidade dele com Howard Hamlin, sócio de seu irmão, garantirá momentos hilários (ele usa e abusa do sobrenome MCgill para fazer publicidade na sombra da empresa do irmão). Jimmy tenta provar seu valor para todos, mas principalmente para si mesmo, mesmo isso não importando para sua melhor amiga Kim, que tenta ajuda-lo das melhores formas possíveis.

Bob Odenkirk esbanja carisma como Jimmy, sempre saindo das enrascadas de maneira original e engraçada. É interessante acompanhar a trajetória do homem que se tornará Saul Goodman, que no fim da primeira temporada prometeu nunca mais ligar para ética e benfeitorias. A Terceira temporada começou dia 11 de Abril de 2017 e promete demonstrar Saul Goodman engolindo o velho Jimmy como protagonista. Melhor chamar o Saul.