quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

KENOBI

Resultado de imagem para kenobi livro

Após fugir para Tatooine e entregar o recém-nascido Luke Skywalker à sua nova família-adotiva, o mestre jedi Obi-Wan Kenobi se auto exila nas proximidades para poder vigiar de longe o destino do garoto, e muitos anos se passaram, Luke cresceu, Obi-Wan envelheceu e o império floresceu. Muito pouco poderia ser contado sobre a vida do mestre jedi enquanto estava se escondendo no desértico planeta Tatooine, mas em Kenobi o autor conseguiu nos brindar com um faroeste com todos os arquétipos do tipo: o forasteiro misterioso, o fazendeiro ganancioso, a viúva que cuidará dos negócios do falecido marido, o povoado sendo atacado por nativos, etc.


Enquanto que para todos os personagens “Ben Kenobi” tenha um passado oculto, para o leitor não há mistério algum, pois sabemos quem é o forasteiro misterioso. Outro personagem que chama muito a atenção é a viúva, que está longe de ser uma donzela indefesa. Cuidando do armazém do finado esposo, Aileen é de grande importância para a história. Outro personagem essencial é a própria Tatooine, planeta esquecido tanto pela extinta República quanto pelo poderoso Império, mas que pode ser considerado o planeta mais importante da Saga Star Wars, com seus dois sois insuportavelmente quentes, e seus habitantes perigosos. A maneira como o planeta é retratado no livro é primorosa, em alguns momentos da leitura podem gerar calor e até sede. Tudo está lá: o perigo do povo da areia, poços de Sarlacc assustando andarilhos desavisados, as fazendas de umidade e também os capangas de Jabba, o Hutt.

Enquanto a leitura progride fica fácil de imaginar uma série abordando o assunto, ou talvez um filme contando as desventuras do povoado às voltas com os perigos dos Tusken, o já citado povo da areia, até uma boa surpresa com a aparição do Jawas vendendo suas bugigangas. Confesso que em algumas partes tive que pesquisar as raças de alguns personagens na internet, mas fiz isso mais por curiosidade do que por necessidade de interpretar o texto.

Resultado de imagem para TATOOINE

O escritor John Jackson Miller já é experiente no universo expandido de Star Wars. Tanto que em 2006 a Editora Dark Horse o convidou para roteirizar o HQ Star Wars: Knights of the Old Republic, entre outras obras. O autor já havia trabalhado com quadrinhos da Marvel (Homem de Ferro), mas foi em Star Wars que ele alcançou seu grande potencial. Editora Aleph está fazendo um ótimo trabalho com essa coleção de Star Wars, a começar pelas belíssimas capas, que chamam bastante atenção. 

Outro livro na espera para ser lido, parceria entre a ditora Aleph e John Jackson Miller é Star Wars – Um novo Amanhacer. Que a força esteja com você

Resultado de imagem para TATOOINE